Equipe da Ufal recebe prêmio em concurso de HQ

Professor e duas alunas foram premiados pela história em quadrinhos inspirada em fatos reais de discriminação

07/08/2012 19h48 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35

A HQ “Bonita, como eu!”, ganhou um prêmio no Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos “Irineo José Guimarães” – Edital 2012, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo do município de Ponta Grossa, no Rio Grande do Sul, divulgado no último dia 1º de agosto. O sociólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas Amaro Braga e, as desenhistas e estudantes da Ufal, Mariana Petróvana e Janaína Araújo, dividem a autoria da história premiada na categoria 'HQ para crianças'. Foram quatro trabalhos premiados e duas menções honrosas em duas categorias (“Para crianças” e “Para jovens”).

A equipe, que já havia recebido um prêmio no ano passado com o trabalho “Preto, que nem carvão!” no Concurso Alagoas de Quadrinhos, promovido pela Imprensa Oficial do Estado de Alagoas, vai dividir o prêmio de R$1.500 (mil e quinhentos reais) e terão a história impressa. Serão mil exemplares, sendo, uma parte, doada para bibliotecas e escolas públicas da região de Ponta Grossa.

Participaram da comissão que selecionou os trabalhos, o jornalista e chargista da folha de São Paulo e da Gazeta do Povo, Alberto Benett; o arquiteto, chargista e professor da UEPG Roque Sponholz; e o ilustrador e quadrinhista William Soares.

Também foram premiadas as histórias “A menina, o monstro de Júpiter e a baleia”, de Antonio Anderson Da Silva Pereira (Porto Alegre/RS”; “Sophia”, de Israel Maia De Barros Vitor Junior (Campinas/SP); e “Catraca – entrando numa roubada”, de Danilo Matheus Kossoski. Já as menções honrosas ficaram para as HQ´s “Conto de escola”, de Anselmo Rodrigues De Andrade Jr e, “Prosa com cafezinho”, de Guilherme Theodore Oliveira.

A história

A HQ premiada narra as desventuras de duas crianças gêmeas, negras, João e Juliana, moradoras da periferia de Maceió, envolvendo questões relacionadas a discriminações racial e social, mostrando ainda como elas reagem aos processos discriminatórios. Segundo a equipe, as situações descritas são todas baseadas em casos reais, sofridas por conhecidos das alunas.

A história em quadrinhos foi desenvolvida a partir de um projeto de extensão, financiado pela UFAL, chamado “Ode Ayé” que objetiva desenvolver ações que envolvam temas vinculados aos afrodescendentes e cotistas da universidade. O subprojeto, aprovado no edital de 2011 foi intitulado “Sociologia em Quadrinhos” e tem como objetivo estimular os alunos participantes a desenvolverem HQ´s cujo conteúdo pudesse ser aproveitado para ações pedagógicas voltadas para a Lei 10.639\03, que prevê a inserção de conteúdos africanos e afro-brasileiros no currículo escolar.

O projeto coordenado pelo professor Amaro Braga tem participação interdisciplinar. “Apesar de lotado no Instituto de Ciências Sociais, nosso projeto recebe alunos de qualquer curso, interessados em desenvolver ações de produção de histórias em quadrinhos. Tanto é que a HQ premiada foi feita por duas alunas, uma do curso de Arquitetura e outra do curso de Biologia”, revela o professor.