Assembleia Legislativa instala Comitê Estadual em Direitos Humanos

Comitê tem 42 integrantes e no processo de construção realizou oficinas de capacitação em mais de 50% dos municípios alagoanos

18/04/2012 09h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Coordenadora Mara Rejane apresentando o Comitê de Direitos Humanos

Diana Monteiro - jornalista

Após três anos de discussão coordenada pela Universidade Federal de Alagoas, a Assembleia Legislativa instalou em sessão pública  na sexta-feira, 13 de abril, o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos de Alagoas (CEEDHAL), que reuniu na solenidade representantes governamentais e não governamentais, instituições de ensino superior, autoridades e sociedade civil.  A sessão contou com a participação do coordenador-geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos,  Claudecir Barbosa.

Instituído em 2009, também em sessão pública da Assembleia Legislativa, o comitê tem a coordenação da professora Mara Rejane Ribeiro, da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública (AEDHESP), da Pró-reitoria de Extensão (Proex).  É constituído por 42 integrantes e no processo de construção realizou diversas oficinas de capacitação em mais de 50% dos municípios alagoanos, a exemplo de Santana do Ipanema, Penedo e Maragogi.

Ao instalar a sessão pública, o deputado Judson Cabral (PT-AL), que preside a 9ª Comissão Permanente de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, disse sentir-se honrado em conduzir a sessão estadual e torná-la em audiência pública e destacou a importância de um comitê voltado a ações em direitos humanos. “Reafirmo meu compromisso com a formalização desse Comitê, quero me associar e parabenizar a todos que participaram do processo de construção  que representa a dignidade humana. Este é um momento ímpar para este poder e também um desafio”, enfatizou. Além de Judson Cabral, estiveram presentes à solenidade os deputados Jefferson Moraes (DEM-AL) e Ronaldo Medeiros (PT-AL).

Além da exibição de vídeo de informação, a Aedhesp concedeu   placas de homenagem ao reitor Eurico Lôbo, à reitora honorária Ana Dayse Dorea e ao deputado Judson Cabral.

A professora Mara Rejane destacou a  parceria do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal),  Jairo Campos, no processo de construção do comitê e agradeceu o empenho da  equipe da assessoria a qual coordena  para a positividade das ações.   “Faço um agradecimento especial ao reitor Eurico Lôbo,  ao coordenador-geral Claudecir Barbosa  e  à reitora honorária Ana Dayse Dorea pelo apoio recebido”.

O reiitor Eurico Lôbo destacou a importância da iniciativa de criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos de Alagoas pela Assembleia Legislativa e disse considerá-la vital para o Estado. Frisou o atual momento vivenciado pelo Campus Arapiraca que está com as atividades paralisadas devido à insegurança que acomete a comunidade acadêmica pelas  recentes fugas de presos. ´”Que essa sessão solene tenha repercussão em todo o Estado, porque o direito a vida é um direito de todos nós”, enfatizou.

Promoção da cidadania

A Aedhesp visa à promoção da cidadania e da cultura dos Direitos Humanos, na construção de uma política pública de Estado e tem como missão institucional contribuir para a democratização e o fortalecimento da universidade em estreita relação com a sociedade, aprimorando ações que respeitem as diferenças e enfrentem as desigualdades.

A assessoria  é um órgão responsável pela divulgação das ações e dos objetivos estratégicos da Ufal no que se refere à Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública, cuja competência envolve: planejar, pesquisar, coordenar e responder por todas as matérias relacionadas às questões dessa natureza no espaço da academia e setores da sociedade. Conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ministério da Justiça e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.