Exposição exibe diversidade da flora de Maceió

Hall da Biblioteca Central reúne informações de 42 espécies cultivadas na capital alagoana

02/03/2012 14h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Jhonathan Pino - jornalista

Nesta quinta-feira, 1º de março, teve início no hall da Biblioteca Central a exposição Vegetação na Paisagem de Maceió. Organizada pelo professor do Centro de Tecnologia, Rubens Duarte, a mostra traz 42 espécies vegetais presentes na região metropolitana de Maceió, catalogadas por alunos da Universidade Federal de Alagoas e do Centro Universitário Cesmac, como parte de projeto de extensão.

O levantamento das espécies foi feito por alunos dos cursos de Engenharia Ambiental da Ufal, como parte da disciplina de Desenho, e Arquitetura, do Cesmac, pela disciplina de Projeto Paisagístico. Eles atuaram em conjunto como atividade de extensão das disciplinas. “Cada aluno pesquisou e fez levantamento fotográfico e bibliográfico sobre a espécie escolhida”, relata Rubens Duarte, que ensina as duas disciplinas.

O professor relatou que aproveitou a oportunidade do trabalho em comum das duas turmas para fazer o projeto de extensão e a exposição, cognominados Vegetação na Paisagem de Maceió, com o apoio do consultor botânico e também professor do Centro de Ciências Agrárias, José Aílton Ferreira.

“O trabalho é uma oportunidade para que alunos descubram as espécies, pois como eles não cursam a disciplina de Botânica, muitos tiveram o primeiro contato com várias delas nessas pesquisas”, relata Rubens Duarte.

Até o dia 16 de março, é possível ver a catalogação das 42 espécies pesquisadas e fotografadas pelos alunos. Em formato de banners, além da imagem das plantas, a exposição exibe informações sobre o porte, a luminosidade, a origem e o uso adequado das espécies.

Algumas delas foram encontradas no Campus Maceió, como é o caso da brinco-de-viúva, presente em todo o campus; a clúsia (Clusia flumínensis), nos canteiros centrais; o ouricuri (Syagrus coronata), espécie cultivada em frente ao prédio da Reitoria, e a palmeira-leque (Livistona rotundifolia), encontrada na Faculdade de Odontologia.

Na pesquisa também ficou constatada a falta de planejamento na escolha e cultivo da vegetação na cidade. “Em Maceió, o paisagismo vem tendo uma visibilidade maior apenas nos últimos anos, com a requalificação paisagística de vários espaços públicos e privados, como é o caso da Avenida Fernandes Lima e o Espaço Vera Arruda. Antes disso, as espécies eram colocadas aleatoriamente, ou com o aproveitamento da vegetação natural”, ressalta Duarte.