Capes destina bolsas de pesquisa para alunos recém-ingressos na graduação

Programa Jovens Talentos para a Ciência contará com seis mil bolsas em seu primeiro ano

07/03/2012 12h07 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Jhonathan Pino - jornalista

A partir do próximo dia 13, estudantes do primeiro semestre, de qualquer graduação da Ufal, poderão se inscrever no Programa Jovens Talentos para a Ciência.  A iniciativa tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico, e foi lançada na tarde da última segunda-feira, 5, em Brasília, pelo  presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Pelo programa, serão ofertadas seis mil bolsas para estudantes de universidades e institutos federais de educação em todo o país, mas o número de bolsas a ser destinado para a Ufal será decidido proporcionalmente, conforme o número de inscrições que a Universidade obter: “quanto maior o número de inscritos, maior o número de vagas”, resume Pedro Valentim, coordenador de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

Conforme o professor, os alunos selecionados serão inseridos em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Eles deverão ter um desempenho exemplar e destacado, além da participação em ciclos de palestras, projetos de iniciação científica, contato com laboratórios, seminários, etc. Para isso, eles serão remunerados com bolsas no valor R$ 360,00, no período de 12 meses. Elas serão implementadas a partir de agosto deste ano.

As inscrições ocorrem entre os dias 13 e 23 de março, por meio de formulário eletrônico, a ser disponibilizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) aqui no no Portal.