SiSU antecipa resultado do Enem e Ufal publica edital de matrícula dos feras

Aprovados devem comparecer às unidades dos cursos nos dias 19 e 20 de janeiro

13/01/2012 17h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

O Ministério da Educação antecipou o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e divulgou a lista dos aprovados 2012 das instituições participantes do Exame Nacional do Ensno Médio Enem), entre elas a Universidade Federal de Alagoas. Nesta sexta, 13, a Ufal também publicou o edital convocando para a matrícula dos feras, nos dias 19 e 20 de janeiro, que vão acontecer nas unidades de cada curso, nos campi Arapiraca, do Sertão e A.C. Simões, em Maceió.

No próximo domingo, 15, a Ufal recebrá os dados do sistema sobre quantos candidatos de Alagoas e quantos de fora do Estado foram aprovados. Ao todo, foram mais de 98 mil inscrições no SiSU e cerca de 72 mil pessoas concorreram às 5.128 vagas  distribuídas entre os 107 cursos da Ufal. Dentre os cursos de maior concorrência na capital, estão Medicina, com 7.642 inscrições, e Direito diurno, com 3.025. No Campus Arapiraca, Pedagogia obteve 1.670 inscrições e no do Sertão,  Geografia licenciatura noturno foi o de maior concorrência com 1.251.

Documentação da matrícula

No ato da matrícula, os aprovados devem levar às respectivas unidades onde funcionam os cursos os seguintes documentos: duas fotos 3X4 (de frente e recente); duas fotocópias da Carteira de Identidade; Título de Eleitor e Comprovante de Votação na última Eleição; Carteira de Reservista; duas fotocópias do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do ensino médio ou declaração de certificação pelo Enem; CPF e comprovante de residência atualizado.

Os candidatos que optaram pelo sistema de cotas também devem entregar certidão que ateste a conclusão dos três anos do ensino médio,  exclusiva e integralmente em escola pública. O edital informa que as escolas cenecistas ou similares não são consideradas públicas e, portanto, não serão aceitas para efeito da política afirmativa, mesmo que o candidato tenha recebido bolsa de estudo.

Quem não comparecer para fazer a matrícula institucional no dia e horário definidos no calendário, será considerado desistente para todos os efeitos. As vagas não preenchidas durante a matrícula serão informadas ao SiSU e uma nova lista será publicada, em segunda chamada, no dia 26 de janeiro. Nesse caso, o período de matrícula será dias 30 e 31 de janeiro.

Confira Edital informando os locais da matrícula.

Cursos não ofertados pelo SiSU

O curso de licenciatura em Música, no Campus Maceió, oferta 31 vagas para as habilitações em Educação Musical, Canto, Piano, Violino e Clarinete. A inscrição não será feita pelo SiSU, mas sim por meio do site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), até o próximo dia 15.

O candidato ao curso de Música será submetido a um teste de aptidão, realizado entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro. Esse processo acontecerá no Departamento de Artes, que funciona no prédio do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbú, no Centro de Maceió.

O Curso de Letras Português será ofertado no Campus Arapiraca e tem 40 vagas. Os candidatos deverão se inscrever também pelo site da Copeve. Música e Letras têm mais de 300 candidatos, mas só poderão se inscrever no site da Copeve, quem fez a prova do Enem 2011.