Voluntários promovem limpeza das margens do Rio São Francisco

28/09/2010 09h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h14
Voluntários limparam as margens do velho Chico. foto: Claúdio Sampaio

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, que é festejado em  27 de setembro, o Ano Internacional da Biodiversidade (2010) e o Dia Internacional de Limpeza de Praias, além de atrair atenção da sociedade para o lixo nas margens do rio São Francisco, a Unidade de Ensino Penedo da Universidade Federal de Alagoas promoveu um evento que reuniu alunos e professores dos cursos de Turismo e Engenharia de Pesca, além de estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade Raimundo Marinho, da rede pública municipal e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-jovem Urbano).

Com o título: “Baixo São Francisco: reciclando práticas sobre biodiversidade e conservação”, cerca de 200 ouvintes participaram, na última sexta-feira, no secular e charmoso Theatro Sete de Setembro, no Centro Histórico de Penedo, de discussões sobre a sustentabilidade, biodiversidade, educação, conservação, reciclagem dos resíduos sólidos, ecoturismo, pesca esportiva e alternativas de desenvolvimento para a região, com profissionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba da 5° Superintendência Regional, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e professores da Ufal.

O “Dia Internacional de Limpeza de Praias” é uma atividade que reúne mais de 76 países e 35 milhões de voluntários em todo o mundo. Apesar de sua grande importância, jamais foi realizada no Baixo São Francisco. “Por muitos anos as populações ribeirinhas localizadas na bacia do São Francisco acreditaram que devido à força de suas águas, o bondoso e velho Chico seria capaz de anular as agressões provocadas pelas ações humanas. A destruição das matas ciliares, uso excessivo de agrotóxicos, pesca desordenada, lançamentos de esgotos e do lixo produzidos são apenas algumas que já se tornaram uma triste tradição em suas margens”, destaca o professor Rafael Arruda, do curso de Turismo da Ufal.

Para mudar esse fato, na manhã do ultimo sábado, 25 de setembro, cerca de 60 voluntários da Ufal, Faculdade Raimundo Marinho, Secretaria de Educação do município de Penedo e do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto realizaram o 1° Arrastão de Limpeza de Praias do Baixo São Francisco.

Em menos de três horas de atividade, 142,5 kg de lixo foram retirados das margens do Rio São Francisco. Cerca de 52,5 kg de embalagens plásticas diversas, copos descartáveis, garrafas PET e papel foram retirados das áreas circunvizinhas ao cais do porto, de onde partem as balsas; em um pequeno trecho do Barro Vermelho, foram 26 kg coletados. Já nas proximidades da Ufal, próximo à Prainha, 64 kg de lixo foram retirados!

O encerramento aconteceu em grande estilo, em frente da Igreja Nossa Senhora da Corrente, um dos cartões postais de Penedo, às margens do Rio São Francisco, onde todos participaram de uma grande roda de capoeira, seguida de Maculelê e Samba de Roda com o Grupo Pura Ginga.

Segundo os organizadores, o objetivo de ampliar as discussões sobre atividades econômicas sustentáveis e sensibilizar a população para a questão do lixo no Baixo São Francisco foi plenamente alcançado. A limpeza das margens gerou, também, informações para os órgãos responsáveis pela limpeza urbana, educação, cultura e turismo em Penedo.

“A educação ambiental deve ser uma constante em todas as escolas, assim como a disposição das lixeiras próximas às margens devem ser melhoradas, devendo, inclusive, ser revista sua forma e volume, pois são pequenas e em reduzido número, não atendendo à demanda da população”, reforça o professor Rafael.

O evento Baixo São Francisco: reciclando práticas sobre biodiversidade e conservação contou com o apoio da Universidade Federal de Alagoas, Unidade de Ensino Penedo, Faculdade Raimundo Marinho, Grupo de Capoeira Pura Ginga, Theatro Sete de Setembro, Marinha do Brasil, Secretarias de Educação, Cultura e Turismo de Penedo.