Unidades acadêmicas entram para a era dos portais

Em busca de uma padronização das páginas virtuais da Ufal, diversas unidades acadêmicas estão trocando seus antigos sites pelo padrão dos Portais. Apesar disso, muitos alunos e professores ainda não conhecem nem sabem se seus cursos já mantêm um Portal próprio. Veja aqui se sua unidade já entrou para a era dos Portais.

14/09/2010 09h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h11
Prof. José Geraldo, coordenador do NTI

Jhonathan Pino, jornalista

Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), Faculdade de Medicina (Famed), Faculdade de Odontologia (Foufal), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Faculdade de Nutrição (Fanut), Instituto de Computação (IC) e Instituto de Ciências Sociais (ICS) foram as primeiras unidades a ganharem o formato padrão da Ufal. É só clicar em qualquer um deles e irá vê a nova interface virtual do seu curso.

Mas isso é só o começo. "Estamos querendo padronizar tantos os portais temáticos da Ufal, quanto das unidades, além de todos os órgãos relacionados com a instituição, como foi feito com a Usina Ciência,” revelou Bruno Teixeira, desenvolvedor dos portais das unidades. Atualmente também estão sendo construídos os portais do Centro de Tecnologia (Ctec), da Faculdade de Direito (FDA), do Instituto de Matemática (IM), do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e da Faculdade de Letras (Fale).  Esses portais são construídos com o objetivo de dar maior uniformidade visual e de conteúdo aos espaços virtuais dos cursos.

Essas mudanças foram iniciadas a partir de 2008, quando ficou instituída a criação dos Portais da Universidade, sob a plataforma Plone 2.55. “Na época foi montada uma arquitetura de informação básica para a implantação dos Portais da Ufal e das unidades. A criação desses portais seguiu a Portaria do MEC 2.864 de 24 de agosto de 2005 e também teve a recomendação da Capes, na formatação dos tipos de conteúdo”, explicou Alexandre Marinho, coordenador de Gestão de Informações.

O Plone é um sistema de gerenciamento de conteúdo com caráter livre, ou seja, o seu uso é inteiramente gratuito. Ele é financiado pela Fundation Plone, que trabalha sem fins lucrativos no gerenciamento e desenvolvimento de softwares. Segundo Alexandre, apesar da reformulação dos Portais já anunciada para o início de 2011, a Universidade ainda continuará utilizando o Plone na versão 4.0. "O desempenho do Plone 4 é superior a outros gerenciadores de conteúdo do mercado e são pouquíssimos relatos de invasão no sistema. Não existem falhas de segurança”, esclarece Alexandre.

Depois de construído o Portal, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) capacita os servidores para que estes manuseiem o sistema sem grandes dificuldades. "É feito o treinamento inicial para que os servidores das unidades sejam responsáveis pela manutenção dos portais, depois acompanhamos e tiramos as dúvidas no uso da ferramenta”, explica Bruno.