Unidade de Penedo participa de Seminário sobre Piscicultura e Maricultura

02/09/2010 08h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h09

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

A cidade de Maceió sedia, de 8 a 10 de setembro, o mais importante Encontro de Aquicultores do Estado de Alagoas: o IV Seminário Alagoano de Piscicultura e o V Seminário Alagoano de Maricultura. Com o tema Águas que levam bons negócios, o evento, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá, propõe capacitar produtores, técnicos, estudantes e interessados na criação e multiplicação de animais e plantas aquáticas.

O Seminário é uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, através do curso de Engenharia de Pesca (Unidade de Penedo), Governo do Estado, Sebrae-AL, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Arranjo Produtivo Local Piscicultura Delta do São Francisco.

A programação abrange temas importantes para a consolidação da atividade, discutindo também preservação ambiental e sustentabilidade. Os temas são trabalhados por técnicos e professores do Curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Ensino de Penedo, Embrapa, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas e da Bahia Pesca.

Programação

O evento tem início na quarta-feira, dia 8, com seis mini-cursos, com carga horária de quatro horas cada um. Entre eles estão: “Policultivo: Peixes x Camarão e Instalações em Aquicultura”, com os instrutores Emerson Soares e André Gentellini, professores do Curso de Engenharia de Pesca da Ufal.

Na quinta-feira, dia 9, os temas da discussão são o “Desenvolvimento da Aquicultura Brasileira”, pela manhã, e “Piscicultura”, à tarde. Os temas do último dia do encontro de aquicultores, sexta-feira, 10, são “Maricultura”, pela manhã, e “Comercialização de Pescado”, à tarde.

As inscrições podem ser feitas no Sebrae em Maceió, Arapiraca ou Penedo ou através do e-mail inscrições@al.sebrae.com.br. A inscrição no seminário custa R$ 50, 00, com desconto de 50% para estudantes. Já para quem vai participar apenas dos mini-cursos, o investimento é de R$ 25,00, também com desconto de 50% para estudante.

Mais informações na programação em anexo.