Unidade de Palmeira dos Índios difunde a prática da Capoeira

03/09/2010 10h12 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h09

Alunos e professores da Universidade Federal de Alagoas e a comunidade do município de Palmeira dos Índios terão oportunidade, a partir desta quarta-feira, 8, de participar de aulas gratuitas de capoeira. As aulas serão às quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h, na Unidade de Palmeira dos Índios.

O Curso de Capoeira faz parte do Projeto de Extensão Capoeira na Universidade - Instrumento de Construção de Repertórios Comportamentais de Afirmação Social, sob a coordenação do professor do Curso de Psicologia, Gérson Alves. Tem como parceiros, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) e o Grupo Zumbi/Caiçara, que desenvolve trabalhos na área há vários anos em Maceió.

O professor Gérson Alves explica que a ideia de utilizar a capoeira é para apresentar o homem como ser em movimento que se constitui a partir de sua história de aprendizagens sem desconsiderar sua dimensão corporal. “O projeto visa principalmente trabalhar questões de identidade ligadas à afirmação e mobilização de grupos, sendo, portanto este um campo de estudo da psicologia”, afirma Gérson.