Ufal Solidária com as crianças vítimas da enchente em Alagoas


24/09/2010 08h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h14

 

Após três meses das enchentes que atingiram os municípios alagoanos, a Universidade Federal de Alagoas abre nova campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados, desta vez com foco diferente: as crianças. Serão arrecadados livros de literatura infantil e gibis. Para a coordenadora do Programa Ufal em Defesa da Vida, professora Ruth Vasconcelos as crianças sofreram perdas significativas e vivem hoje os efeitos de um trauma subjetivo. “Entendemos que a leitura lúdica pode ser um caminho de recomposição e restauração da saúde mental destas crianças”, afirma a coordenadora a respeito da importância das doações.

 

Ruth diz ainda que podemos, com pequenos gestos, fazer a diferença. "A sociedade precisa estar consciente de que nem sempre é preciso um grande comprometimento. A soma de pequenas ajudas tem grande importância para melhorar a condição destas pessoas que perderam tudo", afirma a coordenadora

 

A 1ª etapa do “Ufal Solidária” teve início no dia 21 de junho e foi voltada para todos os atingidos pela chuva, com a arrecadação de alimentos, agasalhos e produtos de higiene pessoal. Segundo Ruth Vasconcelos esta mobilização é mais um gesto de solidariedade promovido pelo Programa Ufal em Defesa da Vida. “O objetivo prioritário do programa é construir uma nova cultura política sintonizada com valores e princípios referenciados nos direitos humanos e sociais” assegura.

 

Os livros e gibis devem ser entregues nos pontos de arrecadação: Assessoria de Comunicação, no prédio da Reitoria do Campus Maceió; Biblioteca Central e na Faculdade de Medicina (Famed) na sala do Núcleo de Saúde Pública - Nusp. Junto a esses pontos, os interessados podem também fazer suas doações no 8º Ato do Ufal em Defesa da Vida que será realizado na quinta-feira, 30 de setembro, na Tenda da Cultura Estudantil.

 

“Esperamos que a proximidade do Dia da Criança seja um incentivo para que a comunidade acadêmica retome a solidariedade demonstrada durante a tragédia das enchentes", diz Márcia Rejane de Alencar, assessora de comunicação da Ufal.