Ufal participa do maior evento de incubadoras e parques do Hemisfério Sul

Começou nessa quarta-feira, 22, o maior e mais importante Seminário sobre Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas do Hemisfério Sul.

22/09/2010 10h49 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h13

Campo Grande, Capital  do Mato Grosso do Sul, está sendo palco do XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XVIII Workshop promovido pela Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (Anprotec) em parceria com o SEBRAE, com a Prefeitura de Campo Grande e a Rede MS de Incubadoras de Empresas de Mato Grosso do Sul.

Em sua 20ª edição, e sob o tema "Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis", o Seminário apresenta um programa que contempla assuntos de empreendedorismo e inovação no Brasil. Temas como a Inovação no Brasil nos próximos dez anos; O mercado da economia criativa e as oportunidades para as MPE inovadoras; Tecnologia limpas: tendências, oportunidades e desafios para as MPE inovadora e o mercado de agronegócios para a MPE inovadora serão pauta do encontro.

Guilherme Ary Plonski, Presidente da Anprotec, destacou a atualidade e urgência do tema central do evento: "Esta é a primeira vez em que incluímos a sustentabilidade no binômio empreendedorismo inovador. Estamos certos de que esse enfoque traz uma forma distinta de pensar a sustentabilidade em diferentes setores, econômico, ambiental, social e cultural".

O congresso é destinado a gestores de políticas públicas de governos estaduais e municipais, gestores de parques tecnológicos e de incubadoras de empresas, reitores de universidades, empresários, além de interessados e representantes nacionais e internacionais do movimento de empreendedorismo inovador.

O XX Seminário movimenta um cenário que começou há 25 anos, quando surgiram os primeiros mecanismos de processo de incubação, e que hoje conta com 400 incubadoras em atividades no país distribuídas em 25 estados da Federação, em torno das quais orbitam 8 mil empresas. São mais de 6.300 empresas articuladas que geram um faturamento médio de R$ 3,5 bilhões. Em relação aos parques tecnológicos, são 74 iniciativas em todas as regiões (dos 74 parques, 25 estão em operação, 17 em implantação e 32 projetos). No total, são mais de R$ 500 milhões de impostos gerados anualmente pelas empresas.

Dentre os destaques do evento, encontram-se os workshops sobre incubadoras e parques tecnológicos e a apresentação de trabalhos técnicos na área. Os melhores trabalhos serão publicados na revista Locus Científico, que é credenciada pela CAPES. Segundo o Prof. Josealdo Tonholo, Pró-reitor da UFAL e editor das revistas da Anprotec, o evento terá dois pontos altos: o lançamento de editais de fomento para o setor, através da FINEP/MCT e o lançamento da nova revista, a Locus-Scientifc American, uma publicação conjunta da ANPROTEC e Duetto Editorial, que terá ampla distribuição, incluindo em bancas de revistas de todo o país.

A UFAL e SECTI estão presentes no evento, através dos gestores do Programa de Empreendedorismo, colhendo e transmitindo experiências que possam impactar no aumento do número e na qualidade das empresas inovadoras do estado.

Para mais informações acesso o site 

Sobre a Anprotec

Criada em outubro de 1987, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília (DF), é a única organização brasileira representativa das entidades gestoras de incubadoras de empresas, pólos, parques tecnológicos e tecnópoles. Tem como missão representar e defender os interesses destas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do País por meio da criação e fortalecimento de empresas que possuem como base o conhecimento e a inovação.

Leia também: Incubadoras dão apoio a empresas que estão nascendo