Ufal inicia Campanha de Prevenção à Dengue no Campus Maceió

Um trabalho de identificação, eliminação e tratamento de focos mais resistentes do Mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, foi iniciado na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, no Campus Maceió. A ação foi solicitada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), através da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho.

01/09/2010 14h33 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h09

Diana Monteiro – jornalista

A Progep se reuniu com o supervisor de Endemia da Secretaria Municipal de Saúde, Roberto Pereira para a deflagração de uma Campanha de Combate e Prevenção do Mosquito no campus da capital, envolvendo a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e Faculdade de Medicina (Famed).

“Nesse primeiro momento, a equipe da Vigilância Municipal fará ações de combate ao mosquito da dengue e um trabalho educativo junto à comunidade universitária. “Só na Progep a doença já acometeu quatro pessoas e a situação é preocupante. Por isso, solicitamos a vistoria do órgão responsável. O mais preocupante é que a existência e proliferação do mosquito no campus têm como principal motivador a ação humana”, informa a coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), Rosineide Duarte Siqueira.

Em duas visitas inspecionais realizadas recentemente no Campus Maceió foi detectada a proliferação do mosquito aedes aegypti no entorno do prédio da Reitoria e na área onde estão localizadas as agências bancárias, o Curso de Comunicação Social (COS) e Centro de Tecnologia (Ctec). “Só entre a Reitoria e o Hospital Universitário foram constatados pelo órgão municipal mais de cinquenta focos, que tem principalmente como motivadores o acúmulo de água dos aparelhos de ar condicionado, recipientes de comida "quentinhas" e copos descartáveis jogados ao relento”, complementa Rosineide.

Reforçando que a ação humana está entre os principais motivadores para a proliferação do mosquito da dengue, a pró-reitora Sílvia Cardeal afirma que aumenta a responsabilidade de cada um, pois a comunidade universitária tem o privilégio do acesso à informação e ao conhecimento. A pró-reitora informa ainda que, como medidas emergenciais, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra/Ufal) já está iniciando uma ação de limpeza em toda a área do campus, através da Divisão de Serviços Gerais e da Divisão de Áreas Verdes e Vias. Segundo o gerente de Serviços Gerais, Elias Barbosa, a equipe de limpeza do Campus Maceió vem fazendo a revisão de caixas de gordura e de passagem, canaletas e de todos os espaços que acumulam água e que propiciam o surgimento de larvas do mosquito.

Elias explica ainda que como medida preventiva já foi iniciada também a perfuração de todas as lixeiras no campus. “A Divisão de Áreas Verdes e Vias vem fazendo a limpeza de entulhos e recolhendo recipientes descartáveis jogados. Esperamos que a comunidade universitária colabore com o trabalho, ao tempo que nos colocamos à disposição",  disse ele. Contatos: 3214- 1511 (Divisão de Áreas Verdes e Jardins) e 3214-1505/1630 (Divisão de Serviços Gerais) da Superintendência de Infraestrutura.

Conscientização e capacitação

A Progep desenvolve ainda o Programa de Gerenciamento de Resíduos e já realizou dois cursos no Campus Maceió e um na Unidade de Viçosa. O programa envolve a comunidade universitária e está sob a coordenação de Marilda Melo. “Durante o curso, falamos de todos os resíduos, que cada pessoa é responsável pelo resíduo que gera para o descarte adequado. Mesmo assim, o que se observa é o descaso com o descarte do lixo produzido que não só vem poluir o meio ambiente, como facilitar a proliferação do mosquito causador da dengue”, enfatiza Marilda

A equipe da Ufal, representada pela Progep e as unidades acadêmicas Esenfar e Famed, se reunirá na próxima semana com o infectologista Celso Tavares e o representante da Vigilância Municipal de Combate à Dengue, para conhecer o relatório sobre a situação de proliferação do mosquito no campus. “Na reunião, iremos definir metas e estratégias para o desenvolvimento de ações visando a promoção de educação e saúde junto à comunidade universitária. Essa ação contará com a participação de alunos dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, Farmácia e Medicina”, informa a coordenadora Rosineide Duarte.

Assista à matéria sobre o assunto