Trabalhos sobre os idosos no Nordeste são apresentados em Congresso Nacional

27/09/2010 09h03 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h14

William Correia – estudante de Jornalismo

Doze trabalhos que têm como temática as características antropométricas de idosos da Região Nordeste, realizados pelo Curso de Educação Física, foram selecionados para apresentação no Congresso Nacional da categoria, realizado de 23 a 25 de setembro na Universidade Estadual da Paraíba.

Os trabalhos envolvem vinte e cinco pessoas, entre alunos e professores, e foram realizados pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Atividades Físicas e Saúde (Nupafides) ,com o apoio dos Laboratórios de Aptidão Física, Desempenho e Saúde (Lafides).

Os trabalhos abordam estudos relacionados ao índice de massa corporal, o IMC, e estatura dos idosos da Região Nordeste, mas também sobre características do desempenho funcional de idosos alagoanos.

O professor Amandio Geraldes, líder do Nupafides e coordenador do Lafides e do Bacharelado em Educação Física, defende que os estudos vêm para somar. Para ele, os trabalhos “preenchem lacunas referentes às características de nossos idosos em relação aos idosos de outras regiões do país”.

O Núcleo e os laboratórios já apresentaram trabalhos em importantes eventos como o IX Congresso Nordestino de Atividades Físicas e Saúde, X Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, III Congresso de Ciência e Desportos e II Simpósio Internacional Ciência do Desporto.

foto do slide retirada do site www.cienciapt.net