Trabalhos do Instituto de Computação serão apresentados na Europa

Alunos do Instituto de Computação tiveram seus trabalhos selecionados e embarcam em novembro para o ComputationWorld 2010.

27/09/2010 11h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h14

Alagoas está na rota internacional de desenvolvimento em Tecnologia da Informação. Foco de criação de bons projetos, o Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas teve dois trabalhos selecionados para o ComputationWorld 2010, que acontece entre 21 e 26 de novembro em Lisboa, Portugal.

Os estudantes Vitor Correia e Maria Hellyne Lima já estão se preparando para a conferência. “Estamos trabalhando há tanto tempo nesses projetos, que parece que a conferência vai ser amanhã. Passei mais de um mês corrigindo pequenos problemas. A seleção foi um incentivo a mais para continuar a pesquisa”, confessa Vitor.

Entusiasmada, Maria Hellyne diz estar muito feliz com a aprovação; “Fiquei muito feliz, afinal, é o nosso primeiro trabalho aceito, e ainda em uma conferência internacional”. Os trabalhos serão apresentados em diferentes conferências da ComputationWorld 2010.

Versando sobre Engenharia de Software, o trabalho do estudante Vitor Correia reconhece automaticamente a arquitetura através de padrões. O projeto de Vitor é uma contribuição acadêmica a um tópico semi-aberto. Se utilizado em equipes de desenvolvimento, a taxa de retrabalho e o custo de manutenção do software desenvolvido tende a cair.

“É muito comum em um desenvolvimento de software que alguém da equipe vá de encontro com o projeto inicial e quebre com o planejado, o que acaba comprometendo o trabalho no futuro.O sistema que estou desenvolvendo é uma solução para evitar esses acontecimentos”, explica Vitor.

Já o trabalho da estudante Maria Hellyne Lima é uma ferramenta que auxilia empresas a se adequarem a qualidade CMMI - modelo de referência que contém práticas necessárias à maturidade em disciplinas específicas, e a Melhorias de Processos do Software Brasileiro (MPS-BR).

“A ferramenta tem dois objetivos; organizar o conhecimento sobre engenharia de software - pois existem muitas técnicas e boas práticas espalhadas em livros e artigos, e com esse conhecimento organizado, avaliar como está o desenvolvimento de software de uma empresa, identificando os pontos fracos e fortes dela”, relata Hellyne.

Os trabalhos selecionados são frutos do Laboratório de Desenvolvimento de Software da Ufal(LDS). Ambos são orientados pelo Professortfal Dr. Rodrigo Paes e fazem parte do projeto casadinho Ufal/Puc-RJ, coordenado pelo professor Dr. Alejandro Frery, englobando diversos trabalhos na área de Engenharia de Software. A página na internet do LDS traz mais informações sobre o projeto.