Trabalho coletivo ajuda a definir ações de combate ao mosquito da Dengue

Até esta sexta-feira, 10, o Serviço de Endemia da Secretaria Municipal de Saúde apresenta à Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) , o Relatório sobre a Proliferação do Mosquito Aedes Aegypti no Campus Maceió. Na última semana, o supervisor Roberto Pereira coordenou a equipe municipal em um grande trabalho de identificação, eliminação e tratamento de focos do mosquito causador da Dengue.

08/09/2010 12h07 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h10
Equipe da Vigilância Sanitária em visita de inspeção ao Campus

A coordenadora de Qualidade de Vida e do Trabalho da Ufal, Rosineide Duarte informa que a equipe municipal, além de um trabalho educativo junto à comunidade universitária, identificou como locais de maior proliferação de larvas do aedes aegypti, flores do tipo bromélia plantadas em canteiros do campus, Instituto de Física (IF), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), e também em resíduos sólidos ( mobília em desuso), depositados próximo à Secretaria de Infraeestrutura (Sinfra). A equipe também vistoriou dependências do Hospital Universitário,  mas não  foi constatado nenhum foco com larvas  do mosquito.

“Um segundo momento da ação centralizará o combate ao mosquito adulto." Ao recebermos  o relatório  iremos definir metas e estratégias para o desenvolvimento de ações visando a promoção de educação e saúde junto à comunidade universitária. Essa ação contará com a participação de alunos dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, Farmácia e Medicina”, informa Rosineide.

A visita do Serviço de Endemia da Secretaria Municipal da Saúde foi solicitada pela  Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho devido a muitos casos de dengue na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho(Progep),situada no térreo da Reitoria, acometendo quatro servidores. Numa primeira inspeção foram detectados mais de 50 focos na área entre a Reitoria e o Hospital Universitário, tendo  como principal motivador a ação humana, devido ao acúmulo de água dos aparelhos de ar condicionado e recipientes de comida (quentinhas) e copos descartáveis jogados ao relento.

O combate ao mosquito aedes aegypti no Campus Maceió envolve o Serviço de Endemia do município, equipe da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep),  Superintendência de Infraeestrutura (Sinfra), Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e a Faculdade de Medicina.

Assista à matéria sobre o assunto.