Semana de História debate sobre os movimentos sociais


22/09/2010 11h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h13

"Movimentos Sociais:  História, Conflitos e Resistência",  é o tema da IX Semana de História, que será realizada a partir desta segunda-feira, 27, e vai até o sábado,2 de outubro, no Auditório da Famed, no Campus Maceió. A mesa de abertura está marcada para às 19 horas do dia 27, com a palestra "Os movimentos sociais contemporâneos representam a negação da luta de classes ?" proferida pelos professores  Ivo Tonet e Célia Nonata.

Também haverá palestras sobre "O sindicalismo durante o processo de redemocratização", com o professor Alberto Saldanha; "Brasil e Alagoas: capitalismo tardio", com o professor Cícero Albuquerque, da Uneal;  "Movimento da Teologia da libertação durante a ditadura militar", com os professores Irinéia Franco  e Vivar Flores, da Ufal.

Na quarta-feira, 29, as palestras vão tratar dos temas  "Movimentos de libertação da África" com a professora Ana Mônica; “Eleições 2010 e seus reflexos nos movimentos sociais pós governo Lula", com  os professores Fabiano Duarte, do Ifal e Alexandre Fleming , da Ufal e "Alagoas 1997", com o professor Golbery Lessa, do Incra e o professor Luizinho, da Uneal.

No dia 30, quinta-feira, os temas abordados serão  "Movimento feminista",  com a professora Belmira Magalhães, da Ufal; "Movimentos esquecidos de AL", com o professor Osvaldo Acioly, da Ufal e Bruno Fontan/Cazp). À noite acontecem os minicursos. Na sexta-feira,1° de outubro, os espaços serão para as comunicações livres e a mesa de encerramento terá como tema "História e possibilidades", com a professora Maria Orlanda Pinassi, da Unesp/Araraquara.

No sábado, 2 de outubro, será realizada uma atividade cultural, a partir das 15 horas, no Museu Théo Brandão. Mais informações no blog