Programa de Formação de Professores prevê mais de 2 mil vagas de EaD em Alagoas

15/09/2010 10h40 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h12
Reitores discutem as demandas dos municípios

Jhonathan Pino - jornalista

A reitora Ana Dayse Dorea e os reitores Laudirege Fernandes, da Universidade Estadual de Alagoas(Uneal), Rozangela Wysomirska, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e Sérgio Costa, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), estiveram reunidos, no início desta semana, no gabinete da reitora da Ufal, com prefeitos de cidades interessadas na implantação de novos polos de Educação a Distância.

Os prefeitos Luciano Barbosa, de Arapiraca,  Jasson Gonçalves, de Pão de Açúcar,  o secretário de Educação de Penedo, Ronaldo Vicente, e representantes da Secretaria Estadual de Educação verificaram as possibilidades de aderir ao Programa de Formação de Professores, lançado pelo Ministério da Educação com o objetivo de proporcionar formação para cerca de 30 mil professores do ensino básico e médio em Alagoas.

As quatro Universidades envolvidas com Educação a Distância em Alagoas apontaram seis cidades para terem seus polos implantados já no ano de 2011. Juntas, as instituições podem oferecer  até 2750 vagas, após investimentos de infraestrutura. De acordo com o Ministério da Educação, nessa parceria, as universidades entram com os programas de EaD e os municípios são responsáveis pela estrutura física das escolas onde serão implantados os polos.

“Esses seis polos identificados pelo MEC devem se juntar aos outros cinco já existentes no Estado alagoano: Santana do Ipanema, Maragogi, Olha d’Água das Flores, São José da Laje e Maceió, através de parceria entre as universidades, o Estado e os municípios”, explica a reitora Ana Dayse Dorea.

As dificuldades para implantação passam por investimentos de laboratórios para os cursos de Física, Biologia e Educação Física, que devem ser assumidos pelas prefeituras. “Os cursos já estão prontos e as universidades têm larga experiência em EaD, só faltam condições para que estes polos sejam implantados”, relata a reitora  Rozangela Wysomirska.

Conforme levantamento feito pela Secretaria Estadual de Educação, essas vagas seriam distribuídas entre as cidades de Maceió (600), Teotônio Vilela (400), Piranhas (450), Arapiraca (700), Penedo (300) e Pão de açúcar (300), que receberiam os cursos e licenciatura em Física, Matemática, Biologia, Português, Geografia, Química, Pedagogia e Educação Física.

As cidades vão ser visitadas pelas comissões com representantes das quatro universidades para verificar a infraestrutura e definir a adesão dos municípios ao programa. “Quando o Governo Federal intensifica suas ações para a qualidade da educação, o primeiro passo é a formação de professores. É essencial que as cidades em desenvolvimento, como Arapiraca, invistam agora na educação”, ressalta Anamelea de Campos Pinto, coordenadora da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas.