Pós-graduação apresenta resultados positivos na avaliação da Capes


15/09/2010 09h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h12

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta terça-feira, 14, os resultados da Avaliação Trienal 2010. Foram avaliados 2.718 Programas de Pós-graduação stricto sensu no Brasil, entre 19 de julho e 14 de agosto deste ano, com a participação de 877 avaliadores das respectivas áreas de conhecimento, que analisaram dados do período de 2007 a 2009.

Os programas de pós-graduação receberam notas numa escala de 1 a 7, sendo que: 1 e 2 indicam o descredenciamento do programa, enquanto notas 6 e 7 indicam desempenho de referência e de inserção internacional. Para programas que tenham apenas mestrado 5 é a nota máxima.

O desempenho dos programas de pós-graduação da Ufal, nesse triênio 2007/2009, considerada como muito positiva, já que 4 cursos aumentaram de conceito enquanto apenas 1 diminuiu. A avaliação positiva atinge 20% da pós-graduação, visto que a Ufal oferece 21 mestrados e 7 doutorados. “Ficamos muito felizes ao verificar que vários de nossos cursos aumentaram a qualidade, em proporção maior que a nacional que é de 14%. Por outro lado, nenhum dos cursos da Ufal corre risco de descontinuidade nos próximos três anos. Tal indicador revela que o processo de  expansão da universidade está efetivamente sedimentado na qualidade da educação e pesquisa que realizamos”, comemorou Josealdo Tonholo, pró-reitor de Pós-graduação.

Os cursos que apresentaram notas maiores do que as da avaliação anterior foram as pós-graduações de Física, Matemática, Arquitetura (DEHA) e Agronomia (Produção Vegetal), que tiveram conceito 4, e Física, que obteve o melhor resultado, conceito 5. “Fazemos questão de transmitir, em nome da reitora Ana Dayse e do vice-reitor Eurico Lôbo, os cumprimentos pelo esforço coletivo de todos os participantes destes programas”, disse Josealdo Tonholo.

Segundo o pró-reitor, a ciência brasileira está aumentando em quantidade e principalmente em qualidade e os programas de pós-graduação da Ufal acompanham a tendência nacional. “Analisando curso a curso, observamos os avanços na área de Matemática, que são fruto de um trabalho integrado na Unidade Acadêmica, que atua deste a formação de expoentes estudantis  no ensino médio, com o programa PIBIC-Jr, até o doutorado, iniciado neste ano em associação com a UFBA”, destacou Tonholo.

Tonholo ressalta também que o Curso da Matemática da Ufal tem alcançado destaque nacional, seja formando jovens e precoces talentos para fazer o Mestrado, seja participando ativamente da vida científica do Brasil, através de seus membros na Academia Brasileira de Ciências e também contando com o atual presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, professor Hilário Alencar.

Já os grupos da Arquitetura e Agronomia, segundo os resultados apresentados pela Capes,  estão em franco crescimento, solidificando as atividades científicas, rumo a estruturação do curso de Doutorado. “Destaquem-se as ações desses dois cursos sintonizadas com as demandas locais, particularmente com as linhas de trabalho de preservação e resgate do patrimônio histórico e cultural (Arquitetura) e interação com os vários setores produtivos da Agronomia, desde o oligopólio da cana-de-açúcar  até as ações sociais da agricultura familiar”, avalia Tonholo.

O Curso de Física agora é oficialmente considerado consolidado, com o conceito 5 atribuído nesta avaliação. “É uma avaliação justa, mas um tanto tardia, considerando a excelência individual dos docentes do curso, quase todos pesquisadores com bolsa de produtividade do CNPq. O Grupo da Física tem, de longe,  a melhor plataforma de cooperação internacional da Ufal, dando vazão ao conhecimento gerado através de artigos em revistas de alto impacto”, enfatiza o pró-reitor de pós-graduação.

Tonholo pondera ainda sobre um “gargalo” que assombrou por muito tempo a Física: o baixo número de candidatos. “Após um esforço institucional coletivo do Programa e da Unidade Acadêmica, com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, foram realizados vários workshops, que resultaram em significativo aumento de demanda pelo curso. Agora, com produção de alto nível e significativo aumento do quadro discente, o curso chega com todo o mérito à consolidação”, comemora Josealdo Tonholo.

A Pós-Graduação de Física passa agora a fazer dobradinha com o Renorbio, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia, como os dois cursos consolidados da Ufal, com conceito 5 pela CAPES.

Arquitetura melhora o conceito

Alunos e professores do Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo receberam o resultado da avaliação com alegria. “Estávamos apreensivos com este resultado, visto que a Capes acompanha rigorosamente o desempenho dos programas e o Desenvolvimento do Espaço Habitado (DEHA) já havia recebido duas notas 3 consecutivas nas duas avaliações trienais anteriores” disse Adriana Capretz, coordenadora do Programa.

Segundo a Capes, a boa avaliação deveu-se sobretudo à grande quantidade e qualidade de livros publicados por professores, bem como o aumento da publicação de docentes junto com orientandos. Pelo resultado, entre os 2718 programas de pós-graduação do país avaliados, Arquitetura e Urbanismo está entre os 19% que tiveram a avaliação superior ao triênio anterior, e entre os 200 que tiveram a nota ascendida de 3 para 4.

“Especificamente entre os 19 Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo avaliados, podemos nos orgulhar de estarmos entre os 4 únicos que melhoraram a nota e hoje fazemos parte do grupo de programas de pós-graduação em arquitetura com conceito 4, ao lado da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade de Brasília, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pontifícia Universidade Católica de Campinas”, comemora Adriana Capretz.

O resultado animou os coordenadores do curso a pleitear o Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, já que existe uma grande demanda no Estado e no Nordeste, e o DEHA conta com um corpo docente altamente qualificado na área de Tecnologia do Ambiente Construído, reconhecido nacionalmente. “Além disso, em prosseguimento às ações já iniciadas para elevarmos cada vez a qualidade de nosso programa, o DEHA vem se preparando para sediar em 2011 o II Seminário Internacional Urbicentros: morte e vida dos centros urbanos, em parceria com o Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre a Faculdade de Arquitetura/Ufal e UFBA e com a UFPB”, conclui a coordenadora.

Resultado Nacional (com informações do UOL)

Do total de programas avaliados, 2,7% obtiveram notas 1 ou 2; 32% nota 3; 33,6% nota 4; 20,6% nota 5; 6,8% nota 6 e 4,1% nota 7. Isso significa dizer que um em cada dez cursos de pós-graduação do país tem padrão de excelência internacional. A avaliação leva em conta o corpo docente, a proposta pedagógica e a produção científica.

Na avaliação do presidente da Capes, Jorge Guimarães, o crescimento da pós-graduação no país não foi só quantitativo, mas também qualitativo. “Do ponto de vista do desempenho científico, houve melhora considerável. O Brasil vem galgando posições cada vez mais altas nos rankings internacionais”, afirma.

Hoje o país é 13° do mundo em produção científica do ponto de vista da quantidade de publicações. O presidente da agência espera que em 2010 o país chegue ao 12° lugar.

Já sob no aspecto qualitativo, que leva em conta o número de citações de artigos brasileiros em publicações de todo o mundo, o país ocupa o 22° lugar entre os 30 países que dominam 98% da produção científica no mundo.

Entre os 2.718 programas avaliados, 10% atingiram notas inferiores às registradas em 2007, 71% mantiveram o desempenho e 19% melhoraram o resultado. Além de encerrar a oferta em cursos com resultados insatisfatórios, a avaliação serve ainda para orientar o financiamento e a distribuição de bolsas de estudo nos cursos. Segundo Guimarães, o conceito tem um peso importante na distribuição dos recursos, mas ressaltou que a Capes “cobre todos os níveis de programa”.

 

 

Capes realiza seleção para bolsas de estudo no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que as inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos para Doutorado Pleno no Exterior para o ano de 2011 serão encerradas às 20h do próximo dia 27 de setembro. Confira o Edital e demais informações na página . Mais informações pelo e-mail: doutorado_pleno@capes.gov.br