Orquestra de Câmara realiza concertos didáticos em escolas públicas

20/09/2010 08h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h13
Atualmente, o músico Nilton Souza atua na regência dos 45 músicos da orquestra

No mês de setembro, a Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas contempla duas instituições públicas com o Projeto Concerto Didático nas Escolas. A primeira apresentação acontece nesta terça-feira, 21, na Escola Municipal José  Correia Costa, no bairro de Ouro Preto. A segunda, dia 28, na Escola Jayme de Altavila, na Santa Lúcia. Os dois concertos terão início às 15h e contam com a participação de alunos e professores.

Sob a regência de Alípio Martins, os músicos vão executar composições clássicas do gênero erudito e temas de filmes e desenhos animados, a partir de uma seleção musical que tem como propósito educar o gosto da plateia. A ideia é proporcionar a esse público o direito à escuta e à crítica musical.

Durante duas semanas, os músicos ensaiam, e a escolha do repertório segue, principalmente, a vertente erudita que é a linha de atuação da orquestra. Depois de todas as preparações necessárias ao andamento da apresentação musical, chega a vez do espetáculo.  Com a batuta nas mãos, o regente conduz as atividades do concerto que dura em torno de uma hora. De forma lúdica, ele lança explicações ao público, responde perguntas sobre os instrumentos e aborda conceitos da área. E no palco, mais de vinte músicos executam as composições de forma lúdica.

Saiba um pouco sobre a orquestra

A Orquestra de Câmara da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) foi criada em 1981 a partir da iniciativa dos músicos Romeu Macedo, Danilo Gama e Julião Marques. Entre os anos de 1981 e 1985, o grupo era formado de instrumentistas diversos e, somente a partir de 1986, com o aumento no número de componentes, pode ser realizada a definição de naipes.

Na fase inicial, era um grupo de câmara formado por professores do Curso de Música da Ufal, servidores e membros externos da universidade. Com o passar do tempo, o grupo se transformou em orquestra de câmara e, atualmente, está em fase de transição para uma formação sinfônica.

A Orquestra sempre teve suas atividades atreladas aos Cursos de Música – Licenciatura e Bacharelado em Canto da Ufal, tendo em vista a necessidade de promoção da vida acadêmico-musical dos alunos. Fora da universidade, participou na década de 90, de turnês por diversas cidades nordestinas, destacando-se a apresentação da Pró-Arte de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Dentro do calendário de apresentações, constam eventos importantes como o tradicional Concerto de Natal e o Concerto de Páscoa, com a participação do coro da Ufal (Corufal) e vários cantores solistas em um grande concerto público.

À frente da orquestra, estiveram os regentes Julião Marques, Socorro Queiroz, Osvaldo Lupi, Almir Medeiros, Nicollas Grosse, Flávia Vieira. Atualmente, o músico Nilton Souza atua na regência dos 45 músicos da orquestra.

Concertos didáticos nas escolas

Data: 21/09/10 e 28/09/10

Hora: 15h

Local: Escola Municipal José Correia Costa (no bairro de Ouro Preto) e Escola Jayme de Altavila (na Santa Lúcia).

Contatos: 3221-3122