Mestrado em Economia está com inscrições abertas para novas turmas

30/09/2010 09h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h09
professor Francisco Rosário, coordenador do Mestrado em Economia

As inscrições estão acontecendo na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propep), até o dia 20 de outubro. As provas de seleção vão acontecer a partir do dia 17 de novembro. O programa e o calendário estão no sítio do mestrado.

A área de concentração do Mestrado é em Economia Aplicada ,com orientação para o estudo, pesquisa e debate de problemas referentes ao desenvolvimento econômico. As linhas de pesquisa prioritárias são Economia do Desenvolvimento e Inovação, Instituições e Competitividade. O Mestrado conta com sala de estudos para alunos, laboratório de informatica compartilhado e bolsas de estudos da Capes para os 5 primeiros colocados.

Consolidando a pesquisa

O Mestrado em Economia iniciou as atividades em 2008 e já formou a primeira turma. A defesa da primeira dissertação aconteceu no dia 7 de maio deste ano.  A aluna Juliana Melo  apresentou uma tese sobre Economia Regional, que foi orientada pelo professor Cícero Péricles.

O Mestrado em Economia foi aprovado pela Capes com a nota 3. “Ainda vamos passar pela primeira avaliação, por isso, é muito importante cumprir os prazos e formar a primeira turma de mestres dentro da previsão. Isso nos credencia positivamente junto a Capes”, explica o professor Francisco Rosário, coordenador do Mestrado.

Convênio Interinstitucional

Outro fator importante para consolidar o Mestrado em Economia é o convênio celebrado recentemente com o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em maio, o professor Francisco Rosário viajou para o Rio para discutir a operacionalização do convênio. “Na verdade, já temos uma parceria informal com essa instituição, porque temos três doutores oriundos de lá, que sempre promoveram o intercâmbio. Mas agora, estamos planejando ações de pesquisas conjuntas e a formação de grupos integrados, para intensificar a mobilidade acadêmica”, ressalta o professor Rosário.

Algumas pesquisas conjuntas já estão em andamento, relacionadas ao setor sucroalcooleiro e também sobre os Arranjos Produtivos Locais (APL). “A vantagem de formalizar esta relação é poder buscar financiamentos conjuntos junto a instituições como Finep e Cnpq, contribuindo para a melhoria da qualidade das pesquisas”, explica o coordenador

Desenvolvimento Regional

O Mestrado em Economia tem como foco a Economia Regional e o Desenvolvimento Econômico. “Nossa linha é desenvolver estudos que possam ser aplicados na realidade regional, contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Alagoas”, destaca Francisco Rosário. “Estamos avaliando, por exemplo, os impactos dos grandes projetos federais na economia alagoana, como Programa de Aceleração do Crescimento, Bolsa Familia etc”, informa o professor.

A Feac também mantém uma relação de parceria com várias entidades do Estado. “Temos professores prestando consultoria na Fecomércio, na Agência de Fomento do Estado, na Secretaria de Planejamento, entre outras. Além de ser uma forma de aplicar os conhecimentos, também proporciona um diagnóstico realista da situação do Estado que enriquece o debate teórico dentro da academia”, conclui Rosário.

Mais informações: 3214-1228 ou 3214-1069.