Mais seguro e moderno, webmail está disponível para novos usuários

10/09/2010 09h38 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h10

Jhonathan Pino - jornalista

Servidores, alunos de pós-graduação e bolsistas de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas já podem adquirir o novo webmail institucional. Agora com 1 gigabyte de espaço para armazenamento de informações, o webmail da Ufal já está acessível para cerca de 3400 usuários.

Desde maio deste ano, após a fase de recadastramento, os usuários vêm percebendo o aumento na quantidade de serviços oferecidos pela ferramenta: compartilhamento e o uso colaborativo de arquivos entre os usuários, acessibilidade via telefonia móvel, envio de arquivos criptografados, possibilidade de backup e convergência de e-mails são apenas alguns ganhos adquiridos com a nova caixa postal.

Além dos serviços, o webmail encontra-se mais seguro, “adquirimos um equipamento que fornece um filtro de spam e vírus. Nesses meses de uso, podemos perceber que desde que o filtro foi instalado houve redução do número de spams recebidos”, ressalta Higor Daniel, gerente de Redes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

A segurança também foi ampliada com a instalação do storage, equipamento específico para armazenamento de discos. “Caso haja algum problema de perda de discos, nós teremos cópias de segurança (backup) que nos garantem mantê-los seguros”, ressalta o professor José Geraldo, coordenador do NTI.

Apesar de ser de fácil uso, com ferramentas intuitivas, a Caixa Postal oferece um manual em português que auxilia no uso de suas ferramentas. Segundo o professor José Geraldo “ter hoje um webmail institucional é seguro e vantajoso em nível acadêmico, pois garante a identificação do aluno com a instituição a que ele pertence e dá confiabilidade ao material produzido”, disse.

Mas as vantagens de um e-mail próprio da Universidade não ficam restritas aos usuários: “Essa  possibilidade nos possibilita a manutenção dos dados na própria instituição. Quando usamos o e-mail comercial ficamos vulneráveis ao acesso de conteúdo restrito por terceiros, pois não sabemos onde os dados realmente estão”, relatou Higor Daniel.

Aquisição de novas contas

Para a criação das novas contas os interessados devem acessar o site do NTI, onde estão disponíveis os modelos de documentos existentes para a solicitação de webmail para servidores, alunos de pesquisa e pós-graduação, como para terceiros e entidades. É necessário que o interessado preencha o documento e leve-o ao NTI, localizado no prédio da Reitoria. Dúvidas e questões relativas ao webmail podem ser tiradas a partir do correio eletrônico cau@nt.ufal.br ou pelos telefones 3214-1015 e 3214-1114.