Longe de casa: alunos de outras cidades viram moradores de Santana do Ipanema


06/09/2010 10h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h09
Aula Inaugural em Santana do Ipanema, em agosto desse ano, lotado de feras vindos de várias cidades do Sertão

Aula Inaugural em Santana do Ipanema, em agosto desse ano, lotado de feras vindos de várias cidades do Sertão

Texto: Lídia Ramires / Fotos: Diego Gourthieres

 

O projeto de interiorização da Ufal trouxe à Santana do Ipanema novos alunos e também novos moradores. Além de garantir acesso aos alunos do município e da região circunvizinha aos cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, a implantação da Ufal no Sertão possibilitou à chegada de estudantes de municípios distantes e uma nova realidade: viver longe de casa.

Distantes da família, dos amigos e da cidade natal, eles começam uma nova vida. Além do desafio do início de um curso superior, esses jovens vivem a experiência de administrar o tempo, as aulas, a moradia e a responsabilidade das decisões diárias, antes entregue aos pais.

Os alunos de Ciências Contábeis, José Renato Barreto, 21, e Lucas Pacheco, 17, se conheceram no dia da matrícula. Os pais acompanhavam os filhos e, em meio à conversa sobre a preocupação com a estada, ficou decidido que os dois dividiriam despesas e moradia em uma pousada da cidade. “O Lucas é o ‘dono’ da chave. Como vou à Arapiraca todas as manhãs e volto no início da tarde, fico apenas para dormir depois das aulas à noite”, explica José Renato. Lucas morava com a família em Maceió e, com a nova rotina, retorna à capital apenas no sábado e diz que o dia a dia com o colega é tranquilo. “Somos bem parecidos, aí fica fácil a convivência”, diz Lucas.

Para Layla Moura, 21, dividir casa com a colega de turma Hosana de Souza, 19, tem sido um aprendizado. “Temos temperamentos fortes e precisamos equilibrar o que cada uma quer para que a parceria dê certo. Até agora está tudo bem e esperamos que seja sempre assim”, explica a estudante que, longe de casa, diz sentir falta do conforto e da segurança dos pais sempre por perto. As tarefas de casa, as compras e o aluguel agora são preocupações das duas. “A cada dia uma assume as tarefas”, esclarece a arapiraquense Hosana.

A mudança exige em alguns casos, além da adaptação à nova rotina doméstica, a responsabilidade de se manter em outra cidade exige dividir o tempo entre estudo e trabalho. Francisco Valença, 18, que ao saber da aprovação no PSS, distribuiu currículos pelas lojas da cidade, foi selecionado e já está empregado. “Sai de Coruripe e vim para Santana do Ipanema para o início das aulas e do trabalho num supermercado”, explica Francisco.

As aulas na Unidade de Ensino de Santana do Ipanema começaram em agosto passado, reunindo uma média de 150 alunos nos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Essa unidade integra o Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia, onde oferece seis cursos e as aulas já foram iniciadas em março passado.