Jovens participam de evento nacional sobre adolescência

13/09/2010 09h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h11

Avanny Oliveira – estudante de Jornalismo

O jovem Alan Fagner e o adolescente Daniel Silva, participam de 10 a 13 de outubro, do 4º Encontro Nacional da Viração, em Brasília. A Viração é uma revista atuante em 22 estados brasileiros, entre eles Alagoas. O estado conta com a participação de voluntários, sendo alunos de comunicação da Universidade Federal de Alagoas e de estudantes do ensino médio da Escola Ovídio Edgard, localizada no Tabuleiro do Pinto.

Os participantes são integrantes do Projeto Interação Jovem – Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca), que oferece aos alunos de ensino médio oficinas de comunicação diversas: redação, novas mídias, jornal mural, rádio, etc. O projeto é desenvolvido desde maio deste ano.

A coordenação do projeto é realizada pelo professor de Comunicação Antonio de Freitas, do jornalista Jhonathan Pino, como orientador e da aluna de jornalismo Avanny Oliveira, como bolsista. O coordenador do projeto destaca que esta viagem é importante pois os alunos terão uma visão mais global do que vem a ser a comunicação. “Vem reforçar a educomunicação e a ‘troca de olhares’ culturais consolidando os valores dos jovens na comunicação”, diz ele.

A Viração

A Viração Nacional nasceu em março de 2003 com o objetivo de unir jovens e adolescentes de todo Brasil em torno de princípios como a defesa dos direitos humanos, a educação à Paz, à solidariedade entre os povos e à pluralidade étnica e racial. Mais que uma publicação, a revista possui um grande diferencial: os jovens têm vez e voz. Os participantes pode opinar, dar sugestões e colaborar fazendo reportagens, artigos e entrevistas.

A Vira conta ainda com o Conselho Editorial Jovem (o Virajovem), formado por jovens e adolescentes que se encontram uma vez por mês para avaliar as revistas impressa e digital, propor pautas e discutir a realidade brasileira e mundial.

Existem Virajovens em 24 Estados, alguns deles em consolidação. O projeto conta com o apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes (NCE/ECA) da Universidade de São Paulo, da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Agência Internacional pela Paz (IPAZ).

Os virajovens ajudam na produção e na avaliação do conteúdo, da linguagem e da apresentação visual da revista. Para saber informações da Viração basta acessar o site.

Para informações e contatos com o Jeca, entre em contato pelo e-mail jeca_interacaojovem@hotmail.com e pelo blog.