Instituto de Computação prepara alunos para Maratona de Programação

23/09/2010 10h06 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h13
Equipe da Ufal participando da Maratona

Lenilda Luna - jornalista

Neste mês de setembro, estudantes do Instituto de Computação da Ufal participaram da primeira fase da Maratona de Programação 2010. A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. As competições regionais são classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Segundo o professor do IC, Rodrigo Paes, a participação da Ufal foi positiva, apesar da equipe não ter se classificado para a final. “Na etapa regional, competimos com 10 equipes na sede de Aracaju e obtivemos o 3º e 5º lugares, o que nos levou as posições 150 e 252 em termos nacionais (de um total de 423 equipes). Obtivemos esse resultado mesmo sem a formalização de um grupo de estudos ou de um período mais intenso de treinamento. Gostaria de parabenizar os alunos Rafael Rocha, Romero Malaquias, Márcio Augusto, Luiz Felipe, Filipe Andrade e Fábio Jorge pela excelente participação”, disse o professor.

Segundo Rodrigo, o resultado animou os professores e alunos para estruturar uma equipe em condições de participar com mais competitividade no próximo ano. Para isso, está sendo ofertada a disciplina eletiva de Programação Avançada I, aberta a alunos de Computação, Matemática, Engenharia ou qualquer outro curso que deseje.  “A primeira atividade será um grande simulado que faremos no dia 2 de outubro. Alunos de qualquer período podem montar times com três competidores e participar”, convida o professor.

Para se inscrever no simulado, as equipes devem enviar um e-mail até o dia 30 de setembro, contendo os nomes dos integrantes da equipe e um nome para a equipe. O e-mail deve ser enviado para: rodrigo@ic.ufal.br

Mais informações sobre a disciplina, sobre a maratona, fotos, ementas, etc. podem ser encontradas no site.