Inscrições para PSS 2011 e concursos para servidor técnico e professor

Até 13 de outubro, está aberta a 2ª etapa de inscrição para o PSS UFAL 2011. Nos três campi da Ufal são oferecidas 5.173 vagas em 77 cursos de graduação, dos quais 7 são novos. Este ano haverá também o Curso de Formação de Oficiais - CFO/PMAL, ofertando 30 vagas, onde somente podem realizar inscrição os candidatos que optarem pelo PSS Geral. Os valores continuam os mesmos: R$ 30,00 (PSS 3) e R$ 90,00 (PSS Geral).

11/09/2010 15h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h11

Rose Ferreira – jornalista

O Processo Seletivo de 2011 da Universidade Federal de Alagoas oferece 5173 vagas, distribuídas entre os 77 cursos de graduação, sendo 3643 vagas ofertadas nos 50 cursos de graduação no Campus Maceió, 890 vagas ofertadas nos 19 cursos de graduação no Campus Arapiraca, e 640 vagas ofertadas nos 8 cursos de graduação no Campus do Sertão.

De acordo com o Edital a primeira etapa das inscrições foi destinada apenas aos candidatos que têm direito a isenção/redução da taxa de inscrição, e se encerrou no dia 13 de setembro. Tiveram direito à isenção/redução da taxa de inscrição alunos devidamente matriculados no ano letivo de 2010 em escolas públicas estaduais de Alagoas, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na Rede Cenecista do Estado de Alagoas, dentre outros

Agora, vai começar a segunda etapa, para alunos de escolas privadas e demais candidatos, no dia 23 de setembro e se estende até o dia 13 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para o PSS 3 e de R$ 90,00 para o PSS Geral. As provas serão realizadas de 28 de novembro a 1º de dezembro, e o resultado será divulgado no dia 21 de janeiro de 2011.

Cursos novos

Dos sete novos cursos, quatro serão oferecidos no horário noturno, visando atender a demanda social. Com isso, o Campus Arapiraca, que antes só ofertava cursos diurnos, passa a funcionar também à noite. Os cursos de Administração Pública, Licenciatura em Letras (Português) e Pedagogia, no Campus Arapiraca, e Design, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo e Química Tecnológica e Industrial, no Campus Maceió, foram discutidos e aprovados no Conselho Universitário, tendo como referências as demandas regionais, o desenvolvimento do Estado, a necessidade de formação de professores em determinadas áreas, a descoberta do pré-sal e uma pesquisa de mercado.

Dos sete novos cursos, quatro são noturnos – os três do Campus Arapiraca e Química Tecnológica e Industrial, do Campus Maceió. Previstos pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os novos cursos já têm professores e infraestrutura garantidas. A média de contratações por cada curso é de 10 professores, mas ainda haverá contratações em 2011 e 2012. Até agora, através do Reuni, foram criadas 1836 novas vagas e 15 novos cursos no total. “Com os três novos cursos de Arapiraca, o custo com infraestrutura foi mínimo, porque o Campus ficava ocioso no período noturno e agora todo o espaço será aproveitado para as novas graduações. Estamos fazendo um gerenciamento de espaços na universidade”, explica o professor Anderson Dantas, pró-reitor de Graduação.

Seguindo uma orientação do Ministério da Educação, os cursos terão uma formação mais generalista, por isso o novo curso de Design, por exemplo, vai abranger design de interiores, de produtos e design gráfico. Ou seja, o aluno é que, dependendo de seu interesse, vai buscar se especializar na área de sua preferência.

Sisu

Em 2010, foram disponibilizadas 333 vagas remanescentes do PSS 2010 para os candidatos que tinham feito o Enem 2009. Em 2011, a Ufal adotará o mesmo procedimento: ofertará as vagas remanescentes do PSS que, segundo o pró-reitor de Graduação, devem ficar em torno de 300 vagas novamente.

Em relação à adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, o Conselho Universitário decidiu, ainda em 2009, que somente em 2012 a Ufal adotará integralmente o Sisu. “Tomamos essa decisão a fim de assegurar um ciclo de três anos para quem estava no PSS1 em 2008 e proporcionar um período de adaptação para as escolas”, esclarece o professor Anderson Dantas.

O diferencial é que, paralelo à decisão, foi criada uma comissão para acompanhar e avaliar o novo Enem. Até o momento, a avaliação tem sido positiva e nem mesmo os problemas enfrentados em 2009 pelo exame nacional tornaram-no desacreditado, “afinal várias universidades já passaram por problemas semelhantes em seus processos seletivos e conseguiram superar”, argumenta o pró-reitor.

“O Sisu proporciona uma das coisas que mais admiro em uma universidade: a diversidade de estudantes de várias regiões, a troca de cultura. E essa diversidade força a instituição a ter uma vivência diferente, faz com que ela seja aberta a brasileiros de todas as partes. Para mim, o novo Enem amplia o leque de possibilidades para o estudante cursar uma graduação e não discrimina, de forma alguma, pessoas menos favorecidas socialmente, porque para onde quer que essa pessoa vá estudar ela terá bolsa e uma garantia para prosseguir seu curso e concluí-lo”, defende o professor Anderson Dantas.

Outras vantagens citadas pelo Pró-reitor de Graduação foi o maior alcance de municípios alagoanos pela logística do novo Enem, o que possibilita que a maioria dos estudantes possa fazer o processo seletivo em sua própria cidade; a qualidade da prova, que é mais analítica e reflexiva, deixando de lado os “macetes” para aprovação; e a capacidade que os estudantes vão desenvolver de relacionar as várias áreas do conhecimento, proporcionando o acesso ao ensino superior através da melhoria do ensino médio.

Veja também a entrevista ao vivo sobre o assunto.

Mais informações no site da Copeve.

Copeve publica editais para concursos de professor e técnico. Leia mais