Inscrições abertas para o Programa Fórmula Santander e FotoUniversia

06/09/2010 10h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h09
Vencedor final do FotoUniversia será premiado com câmera profissional e três mil euros

Diana Monteiro – jornalista

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o Programa Fórmula Santander, que disponibiliza na Universidade Federal de Alagoas, duas bolsas para alunos de graduação dos cursos de Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Zootecnia e Turismo. A participação do aluno no Programa de Mobilidade Internacional deverá ser no primeiro ou segundo semestre do calendário acadêmico europeu 2011, e o selecionado receberá uma bolsa com valor total unitário de R$ 11.182,00.

Em todo o Brasil, o Programa Fórmula Santander promoverá a mobilidade internacional de cem estudantes contemplando 35 universidades de todas as regiões do país para estudo nas seguintes universidades espanholas: Universidade de Barcelona, Universidade de Girona, Universidade Jaume I, Universidade de Sevilla, Universidade de Valência, Universidade de Valladoli, e Universidade Politécnica de Valência. Veja Edital.

O programa é a primeira entrega no Brasil do investimento global de 600 milhões de euros anunciados por Don Emílio Botín, presidente mundial do Santander, em maio deste ano, no II Encontro Internacional de Reitores Universia, em Guadalajara, México. O evento contou com a participação da reitora Ana Dayse Dorea e do assessor de Cooperação Internacional da Ufal, Niraldo de Farias.

O Programa Fórmula Santander integra a política de internacionalização e de valorização do ensino de graduação promovendo o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica. Complementa Niraldo de Farias, que o programa foi criado mediante a assinatura de convênio entre o Banco Santander e as universidades brasileiras, espanholas e do Reino Unido. Um dos objetivos é potencializar a realização de estudos acadêmicos e culturais voltados ao aprimoramento da formação de alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior nos países contemplados.

A entrega das bolsas será no dia 5 de novembro, no Autódromo de Interlagos (São Paulo), e os alunos selecionados participarão da solenidade acompanhados dos seus respectivos reitores, além de assistirem, como convidados no Espaço Santander, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo. As inscrições são feitas através do site, e mais informações também podem ser obtidas na Assessoria de Cooperação Internacional da Ufal, localizada no pavimento superior do prédio da Reitoria - Campus Maceió.

FotoUniversia

O Universia apresenta o “FotoUniversia”, um concurso fotográfico voltado à comunidade acadêmica. O concurso reúne participantes dos 23 países em que a Rede Universia está presente (Andorra, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). As fotos podem ser cadastradas até o dia 1º de outubro, e estarão disponíveis no hotsite do concurso para a votação dos internautas até essa data.

Não há limite de fotos para o cadastro na competição. As imagens podem ser registradas em cinco categorias: “Minha Cidade”, “Minha Universidade”, “Minhas Viagens”, “Meus Amigos” e “Meus Lugares Favoritos”.  Na etapa nacional, serão escolhidas cinco fotografias, uma por categoria, que representarão o Brasil na fase ibero-americana. O vencedor final do “FotoUniversia”, escolhido na etapa internacional, será premiado com uma câmera profissional mais três mil euros.

Para fazer parte do “FotoUniversia”, é necessário acessar o endereço foto.universia.com.br, ler o regulamento e realizar cadastro, registrando fotografias de autoria própria nas  categorias do Concurso. Podem participar estudantes matriculados, professores ou funcionários. O concursante pode apresentar a quantidade de fotos que desejar.

As imagens ficarão disponíveis no hotsite do Concurso para votação do público internauta. Não é necessário estar registrado no Concurso para votar.

As inscrições e votações para a etapa nacional do “FotoUniversia” vão até 1º de outubro. Os vencedores da etapa nacional serão conhecidos no dia 15 do mesmo mês.

As votações para a fase internacional irão de 1º de novembro a 1º de dezembro. O vencedor final será divulgado em 6 de dezembro.

Na etapa nacional de cada país serão escolhidas cinco fotos, uma por categoria. As imagens vencedoras das etapas nacionais serão premiadas com a classificação para a fase internacional.

Na fase internacional, serão premiadas as fotos vencedoras de cada categoria, cujos autores ganharão uma câmera fotográfica profissional. Dentre esses, será escolhido o vencedor final do Concurso, que, além da câmera, receberá três mil euros.

Participação e mais informações no site.