Gerenciamento eletrônico é tema do primeiro TCC em Administração a Distância

27/09/2010 10h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h14
Apresentação do primeiro TCC do curso de administração a distância

William Correia – estudante de Jornalismo

Neste mês de setembro, o Curso de Administração na Modalidade a Distância (Projeto Piloto) da Ufal teve sua primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso. Com o tema “Implantação de um software gerencial para controle de estoque da loja Credilar Móveis, filial Jacintinho”, os alunos José Elielton da Silva, Francisco Carlos de Albuquerque Junior e Francisco Paulino dos Santos trouxeram inovação para a empresa local.

Orientados pelo professor Rodrigo José Santos Querino, os alunos realizaram intervenção no setor de gestão de estoque da loja porque detectaram nele um ponto fraco, que dificultava a atuação dos funcionários. “Utilizava-se fichas chamadas cardex, onde se colocava os dados do produto (preço, entrada, saída, fornecedor etc) manualmente, o que demandava tempo e gerava desconforto para a loja e para os clientes,”, explica José Elielton.

Gerenciar o estoque desta forma é um diferencial para a empresa, isto ajuda às maiores a manterem uma boa atuação no mercado e também é de grande ajuda àquelas que estão começando. Segundo o estudante, em Maceió, cada vez mais se está adotando a prática. “Achamos por bem qualificar a loja Credilar, que é uma pequena loja de varejo.”, justifica.

“Eles sempre foram muito flexíveis, respeitando o nosso ponto de vista e acrescentando as opiniões deles”, garante Elielton, explicando que os gerentes da loja não conheciam esse tipo de trabalho, mas que isto não os impediu de participar da implantação do projeto.

Já sobre a sensação de serem os primeiros da graduação a apresentarem o Trabalho de Conclusão de Curso, os alunos são unânimes em dizer que foi uma dupla responsabilidade.  “Não estávamos somente representando a nós mesmos, mas a todo o curso piloto de Administração, porém, também estávamos confiantes em todo o trabalho que fizemos e com a qualidade do curso”.

Agora, os três pretendem aproveitar as oportunidades que o TCC lhes ofereceu para continuar com a sua capacitação por meio de cursos de pós-graduação.