Estudos em Direitos Humanos ganham espaço eletrônico

10/09/2010 10h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h10
Mara Rejane tem a missão de organizar o II Connasp

Jhonathan Pino - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas inaugura neste mês um novo espaço na web para o debate da cidadania e da diversidade: trata-se do site www.aedhesp.ufal.br. Apesar da sigla complicada, a Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública, ou simplesmente @edhesp, tem o objetivo de facilitar a disseminação do exercício da cidadania e da cultura dos Direitos Humanos na construção de políticas públicas que levem em consideração a diversidade no Estado.

“A assessoria presta consultoria no Gabinete da Reitora e responde pelas questões referentes à Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública, além de desenvolver projetos e eventos voltados para o fortalecimento do respeito e valorização da diversidade, sejam elas religiosas, culturais ou de gênero”, explica Mara Rejane, coordenadora da Assessoria.

Entre as ações desenvolvidas, a @edhesp atende a editais voltados para a temática dos Direitos Humanos, desenvolve projetos que visam a capacitação e instalação do Comitê de Educação da Segurança Pública e produz material didático de disseminação das propostas apresentadas pela assessoria no estado alagoano.

“Nós atendemos a editais emitidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria dos Direitos Humanos, para que seja implantada uma cultura de direitos humanos nas universidades federais. Por conta disso nós temos trabalhado com a capacitação de professores, pais, líderes comunitários, movimentos sociais, sociedade civil e interagido com outras universidades,” disse Mara Rejane.

Ainda esse mês, a Assessoria e o Centro de Educação (Cedu) iniciam as atividades da Pós-graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, cujo edital deve ser publicado no do dia 15 de setembro pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). O curso será semipresencial e terá 210 vagas distribuídas entre os Polos de Ensino a Distância (EaD) das cidades de Maceió, Maragogi e Santana do Ipanema, sendo 70 vagas para cada polo.

Sobre a @edhesp

A assessoria nasceu no Congresso Nacional de Segurança Pública (Connasp) em 2008 e foi formalizada pelo Gabinete da Reitora em 2009, através da Portaria 550/09-GR. Na Ufal a @edhesp surgiu com o desenvolvimento das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa e Projetos Sociojurídicos (GEPSOJUR), da Faculdade de Serviço Social (FSSO) e desenvolve estudos nas áreas penitenciária, judiciária e de sensibilidade

No Connasp, militares, agentes penitenciários e representantes da segurança pública estiveram reunidos para debater questões referentes à segurança pública e o exercício da cidadania. “A relevância dos assuntos levantados naquele evento trouxe para a Universidade uma reunião entre Gabinete Civil, o poder judiciário e a Reitora Ana Dayse Dorea para direcionar as propostas apresentadas no Connasp” explicou Mara Rejane. Naquele momento ficou decidido que a @edhesp deverá organizar o II Connasp, a ser realizado em 2011.

Coordenada pela professora Mara Rejane Ribeiro, a @edhesp conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad); do Ministério da Justiça e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). Já em âmbito interno, sua estrutura organizacional é vinculada à Pró–reitoria de Extensão (Proex). Nas suas atribuições gerais, assessora a reitora, exercendo o papel de representação da Ufal nos respectivos assuntos.

Além disso, configura-se como instrumento de estruturação da Rede de Educação em Direitos Humanos (REDHBRASIL) em Alagoas; o que viabiliza a instauração do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Políticas Públicas de Educação em Direitos Humanos (NIPEDH) na Ufal, como parte integrante do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEDH) em Alagoas, em conformidade com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).

Para mais informações clique aqui, ou entre em contato pelos telefones 3214-1085/1072 ou através dos e-mails aedhesp@yahoo.com.br ou direitoshumanosufal@gmail.com.