Especialista apresenta novas estratégias no combate às viroses


14/09/2010 10h50 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h11
Luiz Tadeu Morais Figueiredo, mestre e doutor em Clínica Médica pela USP

Luiz Tadeu Morais Figueiredo, mestre e doutor em Clínica Médica pela USP

William Correia – estudante de Jornalismo

 

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) promoveu no mês de agosto uma série de atividades com o professor Luiz Tadeu Morais Figueiredo, do Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, envolvendo alunos de pós-graduação, profissionais e estudantes de Medicina, Biologia, Farmácia e Enfermagem.

 

O especialista, convidado para a disciplina Tópicos Especiais em Virologia, ministrada pela professora de Mestrado em Ciências da Saúde, Alessandra Borges, veio ministrar aulas que foram abertas à comunidade acadêmica, com os temas “Viroses emergentes” e “Epidemiologia da hantavirose e arenavirose”. Além disso, o pesquisador participou do seminário “Desenvolvimento de métodos diagnósticos em virologia”.

 

Segundo a professora Alessandra, as aulas foram ricas em inovações. “O professor Tadeu nos trouxe novidades sobre assuntos que foram recentemente publicados em artigos científicos internacionais e resultado de suas pesquisas, tão novos, que ainda nem foram publicados”, explica.

 

Além disso, o professor mostrou inovações sobre a maneira de se desenvolver métodos diagnósticos e produzir insumos para eles. A professora defende, ainda, que o evento ajudou aos presentes a pensarem em novas estratégias, levantando hipóteses a serem testadas, além de mostrar aos alunos que pesquisas iniciadas por eles também podem gerar novos e importantes resultados para a saúde pública.

 

O conhecimento adquirido na palestra possibilitará aos alunos de pós-graduação e profissionais, em suas áreas de atuação, realizar diagnóstico de cada virose especificamente, conhecer os principais métodos, os cuidados com a coleta de amostras e para onde encaminhá-las.

 

Luiz Tadeu Morais Figueiredo, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre e doutor em Clínica Médica pela USP, é colaborador em pesquisas realizadas pelo ICBS, no Laboratório de Pesquisas em Virologia e Imunologia (Lapevi), sob orientação da professora Alessandra Borges, numa parceria entre a USP e a Ufal.