Encontro Estadual de História debate sobre diversidade

20/09/2010 09h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h13
Oficinas e debates acontecem no campus da Ufal em Maceió

“Caminhos da diversidade: trajetórias e perspectivas da História em Alagoas”, este é o tema do II Encontro Estadual de História, que começou nesta quarta-feira, 22, com abertura às 19 horas, no Cesmac, e vai até o sábado, 25 de setembro, no Auditório da Famed, no Campus Maceió.

O Encontro é promovido pelo Núcleo Regional da ANPUH – Associação Nacional de História, em Alagoas, e é  destinado a profissionais e estudantes com o intuito de fomentar a pesquisa histórica e propiciar um espaço de divulgação de trabalhos.

O Encontro Estadual de História pretende reunir profissionais das redes pública (federal, municipal e estadual) e privada de ensino, tanto da educação básica quanto da superior, além de pesquisadores e alunos dos cursos de graduação das diversas faculdades de Alagoas e da região Nordeste, bem como profissionais e estudantes de áreas afins.

O primeiro encontro estadual foi realizado em março de 2005 no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, substituindo o formato da jornada (promovida pela ANPUH/AL em janeiro de 2003), apresentando uma boa qualidade dos trabalhos apresentados, bem como das conferências e palestras proferidas, tornando-se um marco para a produção historiográfica local.

Nesta segunda edição, os organizadores pretendem consolidar este espaço de divulgação e estímulo à produção acadêmica, tomando como foco a diversidade cultural alagoana e as trajetórias da produção historiográfica sobre Alagoas, que por tantas vezes, no contexto de uma tradição secular, buscou silenciar tal diversidade.