Encontro em Palmeira debate inclusão de pessoas com deficiência

03/09/2010 09h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h09
foto: http://www.prof2000.pt

A partir dessa quarta-feira, 22, até o sábado,25 de setembro, o Curso de Serviço Social do Unidade de Palmeira dos Índios  realiza o IV Colóquio em Prol da Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (antigo Cefet), em Palmeira dos Índios.

Trata-se de uma ação vinculada ao projeto de Pibip-Ação Eficiência na Deficiência, cujo tema norteador é a articulação entre inclusão e políticas públicas. Este é o terceiro ano de atuação do projeto, sempre enfatizando a inclusão social de pessoas com deficiência.

A versão do “Eficiência na Deficiência” deste ano traz como um dos principais objetivos mapear e discutir sobre as políticas públicas referentes à inclusão de pessoas com deficiência e necessidades especiais no município de Palmeira dos Índios. Será realizada uma pesquisa-ação para conhecer e refletir sobre as políticas públicas de alguns setores vinculados à rede municipal.

Os resultados desta investigação subsidiarão a elaboração de planos de ação que contribuam para melhorar as políticas analisadas. A pesquisa será realizada em conjunto com os membros do Grupo de Estudo e Pesquisa do Projeto Eficiência na Deficiência (GEPPED), que é composto por discentes e servidores do Campus Arapiraca, funcionários públicos de outras instâncias, comunidade em geral e se propõe a discutir quinzenalmente sobre uma área específica das políticas públicas de inclusão.

Acompanhando essas ações, o IV Colóquio tem a finalidade de aprofundar as discussões abordadas no GEPPED, bem como suscitar a comunidade palmeirense e de municípios circunvizinhos a respeito da relevância desse tema na atualidade. Para tanto, serão promovidas conferência, mesaredonda, apresentação de trabalhos, oficinas, minicursos e apresentações artísticas. Confira em anexo a programação do evento e a ficha de inscrição.