Emoção marca primeira colação de grau do Campus Arapiraca


15/09/2010 14h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h12
Mesa de abertura da solenidade

Mesa de abertura da solenidade

Diana Monteiro – jornalista

Sentimento de dever cumprido, sentimento de sonho realizado. Assim transparecia o semblante dos formandos do Campus Arapiraca, durante a primeira solenidade de colação de grau realizada na noite da terça-feira, 14 de setembro. Em um ambiente aconchegante e carinhosamente preparado, o momento solene e histórico agregou, na sede Arapiraca, alunos, familiares, autoridades e representantes da comunidade acadêmica dos três campi da Universidade Federal de Alagoas.

Ao completar quatro anos de implantação nesta quarta-feira, 15 de setembro, a data é comemorada historicamente pelo Campus Arapiraca e as três Unidades de Ensino (Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa) com a primeira formatura dos cursos de Educação Física, Administração, Biologia, Química e Física, colocando à disposição do mercado de trabalho, principalmente local, 28 profissionais competentes. Assim, a Ufal começa a dar os primeiros passos na consolidação da expansão do ensino público e de qualidade, considerado o maior projeto de desenvolvimento de Alagoas, que contempla atualmente as regiões Agreste e do Sertão e deve se estender ao litoral do Estado.

O sentimento de dever cumprido, de sonho realizado e de compromisso que a Ufal tem com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado de Alagoas foram retratados pela reitora Ana Dayse Dorea, que presidiu a solenidade histórica. “Considero a interiorização da Universidade Federal de Alagoas o maior projeto de desenvolvimento do Estado e aqui quero deixar registrado que Arapiraca ao ser reconhecido como um dos municípios que mais crescem no país, como foi noticiado nacionalmente, sem dúvida tem como um dos fatores de crescimento a implantação desse campus, que contempla mais de 30 municípios da região Agreste”, reforçou Ana Dayse.

Na oportunidade, Ana Dayse fazendo um cumprimento especial aos concluintes, disse que valeu a pena sonhar e ter esperança para concretizar o sonho de muitos jovens que buscavam um curso superior numa instituição pública e federal e não podiam fazê-lo. “Vocês estão aptos a exercer as profissões que abraçaram e se dedicaram durante esses quatro anos. Sintam-se realizados, porque atualmente apenas 14% da população brasileira estão tendo acesso a um curso de graduação”, disse Ana Dayse, ressaltando ainda a qualidade do corpo docente do primeiro Campus do interior. A reitora fez também um agradecimento especial ao atual secretário de Educação do Estado, Rogério Teófilo, que desde a concepção do projeto muito se empenhou, enquanto membro da bancada federal de Alagoas, para que o sonho de muitos jovens se tornasse realidade.

A luta da gestão para a consolidação do projeto de expansão foi colocada na oportunidade pelo prefeito de Taquarana, Alair Correia de Amorim, patrono dos concluintes de Administração, e pelo secretário de Educação Rogério Teófilo, paraninfo da turma de formandos. “Esse é um momento histórico para Arapiraca e o Agreste e a Ufal sem essa mulher não seria a mesma. Sei do empenho da reitora Ana Dayse para concretização do projeto de interiorização”, disse o prefeito Alair.

Reforçando o empenho da reitora e equipe para a expansão da universidade no interior, Rogério Teófilo, dirigindo-se aos concluintes, disse serem eles os verdadeiros talentos lapidados pela Ufal. “Acompanhei de perto a construção desse sonho e sem dúvida a reitora Ana Dayse é a timoneira do processo do saber no interior de Alagoas. Nós como alagoanos nascidos no Agreste só temos a agradecer por esse grande projeto de desenvolvimento do Estado”, enfatizou Rogério.

Representando o prefeito Luciano Barbosa, a secretária de Educação Ana Valéria de Oliveira ressaltou a aprovação de alguns alunos do Campus Arapiraca em concursos públicos locais e disse que o conhecimento é a única ferramenta que transforma a sociedade. A ex-prefeita Célia Rocha, madrinha da turma, foi representada por Genival Galdino. “Desejo a todos vocês muito sucesso, e parabéns por essa vitória. Sei que esse momento histórico ficará eternizado em cada um de vocês”, disse Genival.

O diretor geral do Campus Arapiraca, Márcio Santos, deu as boas vindas aos alunos, desejando felicidades a todos e muita sorte nessa nova etapa de vida. A diretora acadêmica, Eliane Cavalcanti, fez uma breve retrospectiva da criação da Universidade Federal de Alagoas até a concretização do projeto de interiorização contextualizado na realidade sócio, econômica e cultural do estado. “Esse é um momento ímpar no nosso campus. São 28 profissionais aptos a contribuírem com o desenvolvimento dessa região e todos frutos desse projeto vitorioso”, frisou Eliane.

Homenagens

A primeira solenidade de colação de grau do Campus Arapiraca foi marcada também por homenagens feitas pelos formandos aos professores Vanina de Assis, Alexandre Marques da Silva, Ana Paula Lima Marques Fernandes. Laura Sousa, Milka Correia, João Martins, Edmilson dos Santos, Adriana Ribeiro, Sílvia Helena Cardoso, Carlos Everaldo, Sérgio Vechi e Talvanes Eugênio.

O pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas, integrou a mesa presidida pela reitora Ana Dayse, representando os demais pró-reitores da instituição. A primeira solenidade contou também com a presença do pró-reitor Pedro Nelson Ribeiro; da diretora de Registro e Controle Acadêmico, Maria do Carmo Viana; do Superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Flávio Barboza; e do gerente de Serviços Gerais, Elias Barbosa; dos primeiros diretores do Campus Arapiraca, Willams Batista e Simone Nunes; e da diretora acadêmica do Campus do Sertão, Ediméia Nunes; além de membros do Conselho Universitário e do Conselho Gestor do Campus Arapiraca.

Um sonho realizado

Na certeza de querer se graduar em Física, Phillype Matheus Pereira Mello, natural de São José da Tapera, participou por duas vezes do processo seletivo da Universidade Federal de Alagoas. O primeiro para o Campus Maceió, mas com a chegada do Campus Arapiraca conquistou a tão sonhada vaga e passou a residir sozinho em Arapiraca.

Durante os quatro anos como aluno do curso de Física, Phillype participou por três anos de dois projetos como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Inovação Tecnológica (Pibiti), onde recebeu orientação dos professores Gustavo Canuto Neto e Adriana Ribeiro. Mesmo estando apto a ser absorvido pelo mercado de trabalho, inicialmente ele tem como meta disputar alguns concursos públicos, locais, regionais e nacionais em áreas distintas, em busca da tão sonhada estabilidade. Mas não descarta a vontade de dar continuidade aos estudos.

Acompanhado pela família, Phillype, emocionado, garantiu estar realizando um sonho. “Valeu a pena o nosso esforço e principalmente o dele, que além de ser um bom filho, é um menino dedicado e estudioso”, disse a mãe de Phillype bastante emocionada, que também tem uma filha cursando Enfermagem na Faculdade de São Vicente, no município de Pão de Açúcar.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Phillype Matheus tratou de “Vidros de spin de Fsing” e teve a orientação do professor Gustavo Canuto. Segundo o formando, o trabalho é um ramo da Física teórica destinada ao estudo de uma classe de ligas metálicas, cuja ferramenta matemática pode ser útil em outras áreas.

Salto alto

A concluinte do curso de Administração, Marta Rejane Guimarães, também emocionada, não só ressaltou a realização de um sonho, mas considerou aquele momento como um salto muito alto para o seu futuro. Tendo participado de dois processos seletivos para o Campus Maceió, Marta optou pelo Campus Arapiraca por ser de Campo Alegre, onde já trabalha como agente administrativo numa escola. Agora pretende fazer concurso na área em que se graduou e não parar de estudar.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Marta Rejane Guimarães teve como tema “Gestão Ambiental” e foi orientado pela professora Ana Paula Marques. “Além do aprendizado, estudar no Campus Arapiraca foi também importante para a minha formação como cidadã e ser humano pelo aprendizado e convivência que tive com colegas de turma e corpo docente durante os quatros anos de curso. Por isso, considero essa etapa de minha vida um salto muito alto para o meu futuro”, afirmou Marta.