Edufal lança livro sobre experiências no tratamento da obesidade mórbida

24/09/2010 09h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h14

Tâmara Albuquerque - jornalista

A obesidade mórbida é o tema do livro que será lançado nesta quinta-feira, 30 de setembro, pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) com a promessa de conquistar o leitor através dos relatos de experiências e das evidências científicas presentes na especificidade dos profissionais que integram o Programa de Tratamento da Obesidade Mórbida do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

Com o título “Obesidade Mórbida: uma abordagem multidisciplinar”, o livro mostrará ao leitor como funciona o programa - que não se resume à preparação do paciente para a cirurgia bariátrica (a redução do estômago).  A narrativa conduz a uma leitura leve, com linguagem clara e acessível. Os depoimentos de pacientes e fotos ilustrativas são um atrativo forte na obra e revelam a humanização no atendimento a esses pacientes, proporcionando um rico aprendizado ao leitor.

O lançamento da obra será no Museu Théo Brandão, às 20 horas. Os autores são: Angélica Crispin (assistente social), Emília Wanderley (nutricionista), Alaíde Mendonça e Ivan Romero Rivera (cardiologistas); Alessandra Cansanção (psicóloga) e Jean Toscano (professor de educação física e organizador da obra).

O universo literário dispõe de inúmeras obras com diferentes abordagens sobre a obesidade mórbida, um tema tão importante quanto recorrente, especialmente porque os efeitos adversos dessa patologia à saúde são graves e vão além da preocupação com o excesso de peso.