Educação Física implanta programa para jovens e crianças


29/09/2010 09h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h15
200 jovens, três vezes por semana, participam do Programa Segundo Tempo

200 jovens, três vezes por semana, participam do Programa Segundo Tempo

William Correia – estudante de Jornalismo

 

A Ufal desenvolve, através do curso de Educação Física, o programa de estímulo a prática de esportes e jogos, para crianças e jovens até 18 anos de idade, criado pelo Comitê Olímpico da Inglaterra e apoiado pelo Ministério do Esporte no Brasil.

 

O programa é desenvolvido pelo Conselho Britânico no Brasil através do programa Inspiração Internacional. Na Ufal, é realizado com duzentos jovens por meio da prática de diversas atividades esportivas. Pelo Ministério do Esporte, recebe o nome de “Segundo Tempo” e é monitorado por especialistas habilitados.

 

Algumas escolas públicas de Alagoas empregam o projeto. Na Ufal, ele é fruto da atenta observação da professora Patrícia Ayres Monteiro, que acompanhou as atividades desses grupos existentes e tentou, com sucesso, implantá-lo no curso de Educação Física. “Eu participei de visita a um desses núcleos, senti interesse pelo programa e decidi começá-lo aqui na universidade”, declara.

 

Com a ajuda de monitores, as crianças também conhecem e aprendem determinados esportes e jogos por meio de material pedagógico. Esses monitores utilizam cartões com ilustrações divertidas que ensinam a prática esportiva.

 

Neste mês de setembro os núcleos estão passando por avaliação. O questionário é aplicado pelo professor enviado pelo Ministério, Michel Saad, diretor do curso de Educação Física da Unoesc habilitado para o acompanhamento das atividades e visa o aperfeiçoamento do programa além de servir como maneira de conhecer os jovens participantes.

 

As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas, nos horários da manhã e tarde, com duas horas de duração. Quem tiver interesse em participar ou dúvidas a tirar,  deve procurar a coordenação do curso de Educação Física no Campus Maceió.