Design, um curso para quem tem espírito inovador

Se você tem um espírito inovador, é engajado culturalmente e pretende se dedicar ao máximo na formação universitária, talvez o Design seja uma boa opção para você. Segundo o professor Alexandre Toledo, essas características são essenciais para o aluno que pretende seguir a carreira de Designer. Este é um dos quatro novos cursos do Campus Maceió, com vagas ofertadas para o PSS 2011.

28/09/2010 09h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h14
O professor Alexandre Toledo é coordenador do projeto pedagógico do curso

Jhonathan Pino - jornalista

Com duração mínima de quatro e máxima de seis anos, o curso vai ofertar anualmente 60 vagas no período diurno e se concentra em três áreas; Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Produtos. Tem 36 disciplinas obrigatórias, 14 eletivas, além de estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), obrigatórios.

O curso inicia suas atividades no primeiro semestre de 2011 e contará com a estrutura já existente da Faculdade de Arquitetura (FAU), que atualmente tem quatro salas de aulas teóricas, cinco ateliês de projetos, um núcleo de documentação, um laboratório de informática, 15 salas de professores, seis salas de grupo de pesquisa e uma sala de Mestrado.

“Com a verba do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), serão construídos mais dois laboratórios de Conforto Ambiental e Maquetaria, e os laboratórios já existentes serão transformados em salas de aulas para receber esses novos alunos”, disse Alexandre Toledo, coordenador do projeto pedagógico do curso.

Segundo o professor, no primeiro ano de curso, docentes de Arquitetura darão aulas no Curso de Design, mas logo nos dois primeiros anos, 2011 e 2012, serão contratados oito novos professores para as três áreas específicas: Design de Interiores, Gráfico e Produto.

“De início vamos contar com 10 professores de Arquitetura porque os dois cursos apresentam tronco comum. Das 36 disciplinas obrigatórias, 14 são comuns aos dois cursos: elas fazem parte dos eixos Linguagem e Representação; Tecnologia da Construção; e Teoria, História e Crítica”, explica Alexandre. Além desses eixos, o aluno de Design fará as disciplinas dos eixos Projetos (Interiores, Produto e Gráfico) e Instrumental.

O Curso tem entre os seus objetivos difundir o conhecimento em Design, nos níveis de ensino, pesquisa e extensão; formar bacharéis capazes de atuar em diferentes áreas, com propostas inovadoras e sustentáveis, adequação ao mercado, empreendedorismo, inserção no contexto local e regional e promoção dos valores éticos, sociais e ambientais, como também deve contribuir para a expansão do mercado de trabalho em Design e melhoria socioeconômica do estado de Alagoas, apoiando os Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Área de atuação

O profissional de Design pode atuar na iniciativa privada, como empresário, empregado, profissional autônomo ou informal (freelancer); no setor púbico, incorporando-se nas três esferas: federal, estadual e municipal; e na área acadêmica ou tecnológica, como professor ou pesquisador.

Conforme Alexandre, a criação do curso atende a um mercado crescente em Alagoas."O campo de atuação é vastíssimo, pois o profissional pode atuar com tudo que está ligado ao processo da comunicação. Existe mercado de trabalho na indústria de móveis e decoração; no comércio, com a criação de utensílios para cozinhas; na moda e em diversos outros setores”, acrescenta o professor.

Segundo Alexandre, desde 1996 existia a ideia de implantação de Design na Universidade, mas alguns impasses, como as fronteiras entre os dois cursos, os impediram de ser criado antes. Com o desligamento da Unidade do Centro de Tecnologia (CTEC) e a criação da Faculdade de Arquitetura na realização do Planejamento de Desenvolvimento da Unidade (PDU) em 2006, foram criadas as condições para a implantação do novo curso. “O projeto foi aprovado em 2007 pelo Reuni e a comissão responsável pela criação do curso foi montada em 2008. Por fim, o Conselho Universitário (Consuni), aprovou o curso em julho deste ano” conta Alexandre.