Curso de Formação de Oficiais é reativado

Com duração de 3 anos, curso oferece 30 vagas e bolsa de estudo no valor de R$ 1.346.98 para os aprovados

22/09/2010 10h11 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h13

Maryland Wanderley – Agência Alagoas

Homens e mulheres na faixa etária de 18 a 30 anos e com aptidão para o serviço militar podem se inscrever no próximo vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no Curso de Formação de Oficiais (CFO/2011), reativado após três anos sem oferecer turmas.

Considerado um dos mais concorridos cursos da Ufal, o CFO tem duração de três anos e oferece aos alunos uma bolsa de estudos no valor mensal de R$ 1.346.98. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dário César, após a conclusão do curso, os cadetes são submetidos a estágio probatório de oito meses. Com a aprovação, os estudantes já ingressam na carreira militar como subtenentes, com a possibilidade de ascender  profissionalmente, ao longo da carreira (30 anos), até o posto de coronel.

O comandante-geral explica que o curso será realizado na Academia de Polícia Militar Arnon de Mello, no bairro do Trapiche. “O primeiro colocado, após três anos de curso, não passa por estágio probatório, entra logo como subtenente”, disse o coronel Dário César.

No período de 2009/2010, a PM perdeu 70 oficiais, que foram para a reserva, reforma ou faleceram. “Deste total, pelo menos 40 oficiais fazem parte desta carreira. Pretendemos renovar o quadro com planejamento e responsabilidade, à medida que vamos fazendo os cursos e qualificando novos jovens para a corporação”, destacou.

Após a aprovação no vestibular, os candidatos passarão por inspeção de saúde, avaliação psicológica, investigação social, exames físicos e terão de concluir o curso, que os habilitará a ingressar na carreira de oficial da PMAL, com bacharelado em gestão de segurança pública.

Durante o curso, os alunos terão várias disciplinas jurídicas, de técnica e táticas policiais, sociologia, direitos humanos, polícia comunitária, psicologia e gerenciamento de crises, além das atividades práticas nas unidades policiais do Estado.

O coronel Dário César ressalta que o investimento na formação de futuros oficiais reforça o compromisso do governo de Alagoas com os futuros gestores da PM. “A Academia é nosso laboratório e com o curso, aperfeiçoamos as técnicas de combate à criminalidade”, explicou.

Os interessados poderão obter mais informações no site da Copeve, responsável pela organização e realização do concurso.