Congresso Nordestino de Extensão aprova muitos trabalhos de Alagoas

O projeto de extensão Interação Jovem - Juventude, Educação e Comunicação Alternativa, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), foi um dos projetos aprovados para apresentação em forma de pôster no II Congresso Nordestino de Extensão Universitária (CNEU), que acontece entre os dias 15 e 17 de setembro, em Recife.

10/09/2010 10h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h11
Alunos e parte da equipe do projeto Interação Jovem

A estudante de Jornalismo e bolsista do projeto, Avanny Oliveira, será a representante na apresentação do trabalho. A equipe do projeto é composta pelo professor e coordenador do projeto Antonio Freitas, pelo jornalista da Assessoria de Comunicação da Ufal, Jhonathan Pino, além de estudantes voluntários de comunicação.

“Sinto-me muito feliz por representar um projeto que oficialmente nasceu há cerca de quatro meses, mas que na prática já acontece há mais de um ano. Esta é uma boa forma de mostrar como o ensino universitário pode ser aplicado em diversas áreas na sociedade”, comenta Avanny Oliveira.

“A exemplo deste projeto, na Ufal há uma grande participação de professores, alunos e técnicos no congresso, que tem a sua segunda versão neste ano. O CNEU já começa a preparar os alunos para o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que será realizado em Porto Alegre”, disse Eduardo Lyra, Pró-reitor de Extensão.

Interação Jovem

Iniciado em maio de 2009 e identificado como Projeto de Extensão da Universidade Federal de Alagoas em maio de 2010, ele é desenvolvido a partir da capacitação de jovens secundaristas da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, no Tabuleiro do Martins, em Maceió, com o intuito de gerar reflexão, discussão e produção de material midiático (texto e áudio) para o jornal mural, rádio-escola e matérias para a Revista Viração, periódico desenvolvido pela ONG Viração, com sede em São Paulo e que tem como principal característica o fato de ser toda construída por jovens pertencentes aos 24 grupos de projetos sociais espalhados pelo Brasil.

CNEU

Com o tema “Cidadania e Sustentabilidade: desafios, caminhos e soluções”, o CNEU acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, entre os dias 15 e 17 de setembro. O evento contará com a participação de alunos, professores e funcionários envolvidos com ações extensionistas.

O II CNEU surge com o intuito de refletir a Extensão enquanto um processo educativo, político, cultural e científico, que relaciona teoria e prática, ensino e pesquisa, universidade e sociedade, na perspectiva de promover a integração entre as várias áreas do conhecimento e aproximar os diferentes sujeitos sociais visando à construção de uma sociedade igualitária e justa. Mais informações sobre o evento no site.