Campus Sertão lança projeto “Cinema Árido”

As atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com o Cine Mais Cultura (FUNDEG), nas instalações do auditório das Rádios Delmiro.

02/09/2010 11h11 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h09

Publicado no site Mais Notícias

O Campus do Sertão iniciou, na noite de sábado, 28 de agosto, as atividades do Projeto "Cinema Árido", que visa realizar uma análise fílmica das características sociais do sertão do Nordeste. Numa abordagem moderna, o cenário do semi-árido nordestino é apresentado como palco de novas produções cinematográficas, provocadoras de debates e questionamentos diversos.

Na opinião da professora Ana Flávia Ferraz, mestra em comunicação, as atuais produções cinematográficas ligadas à temática sertaneja têm abordagens diferentes das antigas. "No passado (anos 60), obras como "Vidas Secas" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol", produções do chamado "Cinema Novo", focavam por demais o caráter trágico, explícito na desolação provocada pela seca e na violência de conflitos sociais, como o cangaço. Hoje, os novos filmes procuram abordar as relações humanas nesta paisagem física, social e geográfica que influencia com muita força a cultura brasileira" frisou a jornalista.

As atividades didáticas, segundo a educadora, consistem de: projeção de filme, pequena palestra, aplicação de questionário e, posterior, debate; onde os educandos partilham suas impressões e opiniões a respeito da obra apresentada, como também, sobre os questionamentos levantados a partir da abordagem temática.

Na noite de lançamento do projeto acadêmico, a palestra foi ministrada pela mestra em educação, Ana Cristina Santos. A palestrante discorreu sobre as relações de gênero (homem e mulher) no contexto social do sertão, as desigualdades de condição, o machismo implícito, etc. Ana Cristina encerrou sua fala provocando a platéia ao levantar questionamentos sobre a prostituição e suas implicações sociais. Durante os trabalhos, as professoras foram devidamente auxiliadas por um corpo de alunos colaboradores: Ana, Anne e Pablo Vitor.