Campus Arapiraca debate o ensino da Filosofia

10/09/2010 13h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h11

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

“Aprendendo a Ensinar Filosofia” é o tema do I Colóquio a se realizar no auditório do Campus Arapiraca, a partir desta segunda-feira, 13 até a quarta-feira, 15 de setembro com debate sobre a relação entre Filosofia e Ensino. O evento será aberto às 9 horas, sob a coordenação do professor Wiiliam Piauí e além de docentes dos três campi da Universidade Federal de Alagoas, contará com participação de representantes de outras instituições. Entre elas, das universidades federais de Sergipe e de Pernambuco, além da Universidade Estadual da Paraíba.

A resolução 038/2006 determina a inclusão da Filosofia e Ciências Sociais como disciplinas obrigatórias no currículo do esino médio, conforme estabelece o Conselho Nacional de Educação (CNE).  A realização do colóquio também é motivada pelo fato de Arapiraca ainda não possuir curso de nível superior gratuito em Filosofia ou em Ciências Sociais na modalidade presencial.

“O município de Arapiraca possui cerca de 40 escolas estaduais e 59 escolas municipais, mas não há a oferta de curso superior em Filosofia ou Ciências Sociais gratuitos. Podemos dizer então que,  certamente a iniciativa fundamental a ser assumida,  no sentido de atender a resolução,  é a criação imediata dos cursos de licenciatura nessas áreas, na modalidade presencial. A comunidade acadêmica envolvida vai buscar parceria,  também,   nas redes municipal e estadual de ensino local”,  reforça o professor William.

Dentre os temas do I Colóquio estão “Práticas pedagógicas a partir do ato de ler”; “Comunicação e as novas tecnologias da informática na sala de aula”; e “Filosofia e Matemática". A inscrição é gratuita e pode ser realizada na segunda-feira, 13, no local do evento. Os participantes também recebem certificado gratuitamente. Mais informações na programação em anexo abaixo.