Artigo de pesquisador da Esenfar foi classificado entre os dez mais relevantes em bioanálises

13/09/2010 10h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h11
Professor Ticiano Gomes no biotério da Ufal

O pesquisador da Escola de enfermagem e Farmácia (Esenfar), professor Ticiano Gomes do Nascimento, doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba, recebeu da Biomedical Library (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos), diretamente ligada a base de dados Medline e Pubmed, a indicação de TOP 10 para artigo científico em bioanálises.

Isto significa que o artigo foi classificado entre os 10 mais relevantes da categoria “Bioanálises”, ou seja, “análises de fármacos em fluidos biológicos”. O artigo intitulado “Validation of a Method for Determination of Ampicillin in Human Plasma using Liquid Chromatography coupled to Diode Array Detector (LC-DAD)” foi publicado em 2009, na revista Journal of Chromatographic Science (J Chromatogr Sci; 2009 Oct;47(9):749-55). O artigo científico foi parte da Tese de doutorado realizado no LTF-UFPB entre 2000-2004.

O PubMed é um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina Americana (NLM) e provê acesso a quase 20 milhões de citações bibliográficas (MedLine) catalogadas desde meados de 1960. O conteúdo dessas citações são artigos médicos publicados nas mais variadas revistas de diversas especialidades.

Segundo o pesquisador, o artigo destacado no catálogo foi fruto de um dos investimentos entre a Anvisa e Instituições Federais de Ensino Superior para implantação de Centros de Equivalência e Bioequivalência, no ano de 2000, dentro da Política Nacional de Medicamentos Genéricos (Lei nº 391/1999 – Ministério da Saúde).

Mais investimentos

Os Grupos de Pesquisa da Esenfar vem desenvolvendo novos produtos fitoterápicos, apiterápicos, nutracêuticos, fitocosméticos, através dos Programas de Mestrado da Fanut e ICBS, além do Programa de Doutorado em Química e Biotecnologia. “A Ufal precisa de novos investimentos para a área bioanalítica por parte do Governo Federal, para que os pesquisadores possam desenvolver novos produtos”, reitera o pesquisador da Esenfar.

Ticiano ressalta ainda que um dos principais problemas para o lançamento destes medicamentos no mercado é o desenvolvimento e padronização de métodos bioanalíticos confiáveis para ensaios Biofarmacêuticos. “É necessário realizar ensaios de segurança, que são estudos pré-clínicos em cobaias, estudos de toxicidade subcrônico e crônico, e estudos de biodisponibilidade, além de ensaios de eficácia terapêutica, como estudos clínicos em humanos”, ressalta o pesquisador.