Hospital Universitário - HU

Um pouco da nossa História

Com a criação da Faculdade de Medicina, em 1950, foi iniciado o projeto de construção do Hospital Universitário. Nessa época, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió apoiou a primeira turma de médicos, que se formou em 1954. A princípio, o projeto elaborado foi para a construção do Hospital das Clínicas, mas, quando a Faculdade de Medicina passou a fazer parte da Ufal, foi elaborado um projeto mais arrojado, no qual a Cidade Universitária contemplou a construção do Hospital Universitário. As obras foram iniciadas na década de 1960, mas só foram concluídas em 1992 e, hoje, a instituição conta com 30.000m² de área construída.

Em outubro de 1973, data oficial da fundação do HU, aportou em Maceió o Navio-Hospital SS HOPE, procedente dos Estados Unidos. Resultado de um intercâmbio científico entre a Universidade Federal de Alagoas, Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade de Harward (EUA), a vinda do navio a Maceió impulsionou o início das atividades no hospital.  O Hope permaneceu um ano na capital investindo em pesquisas, capacitação dos profissionais da área de saúde e também realizando atendimento a milhões de pessoas necessitadas de cirurgias, exames, próteses, etc.

No ano de 2000, foi aprovada a proposta do então diretor Dr. Manuel Calheiros Silva de homenagear o professor e doutor Carlos Alberto Fernandes Antunes pelo seu grande feito como diretor do HU. A homenagem, que compreendeu em acrescentar o nome do professor ao Hospital Universitário, foi feita após seu falecimento. A partir daí, a instituição passou a ser chamada oficialmente de Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU).

Missão

A política administrativa do Diretor Geral, o médico e professor João Macário de Omena Filho, que assumiu a direção em dezembro de 1999 e foi reconduzido ao cargo em 2002 e em 2004, traçou a seguinte missão institucional: “Somos um Hospital Universitário que se propõe a formar profissionais em saúde, num contexto acadêmico de ensino, produção do conhecimento e assistência, com ênfase em excelência, humanização e compromisso social”.

Estrutura e financiamento

O HU é um órgão suplementar da Universidade Federal de Alagoas - Ufal, que mantém uma relação funcional com o Centro de Ciências da Saúde - CSAU, com ações que abrangem as áreas de ensino, pesquisa e assistência não só à comunidade assistida pelo SUS em Maceió, mas também à pacientes das cidades do interior de Alagoas, sendo por isso, um hospital de referência.

O corpo funcional do HU é formado por excelentes profissionais do Estado, visando um maior crescimento e desenvolvimento da saúde em Alagoas. Sua força de trabalho é composta de equipes multiprofissionais dos níveis superior, intermediário e de apoio.

Em todos os níveis, no âmbito do HU, tem se desenvolvido a sua real vocação para a assistência de referência, principalmente nas seguintes áreas: atendimento à Gestante de Alto Risco, Unidade de Terapia Intensiva - UTI - Adulta, Unidade de Terapia Intensiva - UTI - Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Banco de Leite Humano, Hospital-dia – Aids, Cirurgias por vídeo, Quimioterapia, Gastroplastia, Neurocirurgia e mais recentemente, o Centro de Oncologia (Cacon).

Além de o HU receber os alunos de graduação dos diferentes cursos da Ufal, que são supervisionados pela Direção de Ensino, que trabalhando com as chefias de Departamentos, Coordenadores de Cursos e Representação Estudantil tem gerado inúmeros benefícios acadêmicos e especialmente sociais, também oferece cursos de pós-graduação. Os Departamentos de Enfermagem e de Clínica Médica oferecem cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Dermatologia em nível de pós-graduação stricto sensu, envolvendo 15 (quinze) e 4 (quatro) alunos, respectivamente.

O programa de Residência Médica do HU, implantado em 1989, e atualmente com 49 bolsas, tem realizado ações desenvolvidas pelos médicos residentes, que correspondem à prestação de serviço médico à comunidade e ao treinamento prático, supervisionado, visando à formação de profissionais para o exercício da medicina.

O Departamento de Toco-Ginecologia e Pediatria oferecem o Curso de Mestrado em Saúde da Criança, que funciona nas dependências do HUPAA. As atividades de pesquisa realizadas no Hospital também são realizadas com frequência. Inúmeras atividades são incentivadas e outras criadas com o objetivo de propiciar uma crescente profissionalização das atividades de pesquisa desenvolvidas na instituição.

Recentemente, o diretor Dr. Paulo Teixeira inaugurou o Memorial HU, espaço que se propõe a contar a história do hospital fazendo um paralelo com as evoluções médicas e acontecimentos mundiais. Pioneiro no Estado, o projeto chega como um aliado a propagação da educação e da cultura em Alagoas através da interatividade e modernidade.

Hoje, o HU é referência no Estado na prestação do Serviço Único de Saúde (SUS). A gestão empreendedora da atual direção tem trabalhado cada vez mais pela excelência no atendimento aos que dependem dos serviços oferecidos no hospital.


Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes
Av. Lourival Melo Mota, S/N - Tabuleiro do Martins - 57072-900
Maceió - AL
Telefone: 82 3202-3800 - FAX 82 3322-2494
www.hu.ufal.br