Apresentação

EXTENSÃO PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE

A Universidade Federal de Alagoas – UFAL, fundada em 1961, vem consolidando-se como a mais importante universidade do Estado de Alagoas. Este reconhecimento deve-se à qualidade e abrangência das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas em seus três Campi e suas respectivas Unidades Educacionais, nas cidades de Maceió (Unidade Educacional em Rio Largo), Arapiraca (com suas unidades Educacionais em Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa), e Delmiro Gouveia (com sua unidade Educacional em Santana do Ipanema), e ainda os pólos de Educação à Distância.

A Pró-Reitoria de Extensão – PROEX tem por finalidade contribuir para o fortalecimento de uma política universitária capaz de articular e consolidar a relação entre ensino-pesquisa e extensão, e assim viabilizar trocas educativas, culturais e científicas com a sociedade.

A integração construída por intermédio das atividades extensionistas é responsável por promover a aproximação entre universidade e comunidades, transmitindo e recebendo delas conhecimentos que nos conduzem a experiências incessantes de troca de conhecimentos científicos, saberes e compartilhamento de realidades, que sintetizados proporcionam uma sólida formação profissional em nível superior.

Fazer extensão é caminhar em meio a possibilidades de constatação,identificação, compreensão e atuação com uma infinidade de conhecimentos científicos e saberes, os quais contribuem de forma significativa com uma formação humana, autônoma, dialógica e comprometida com a dignidade humana e com o desenvolvimento social.

A prática extensionista na UFAL fundamenta-se nos princípios da Política Nacional de Extensão Universitária expressa pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras (FORPROEX, 2012), a saber: interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão,impacto na formação social do estudante, impacto e transformação social.

MISSÃO DA PROEX

Possibilitar uma formação acadêmica-profissional de caráter humanístico enquanto um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

OBJETIVOS

- Viabilizar uma formação acadêmica e cidadã ao estudante da UFAL;

- Promover e favorecer ações que potencializem o diálogo entre a universidade e a sociedade;

- Construir ações de extensão que respondam as demandas advindas dos municípios alagoanos, especialmente dos movimentos sociais, entidades públicas, e comunidades em vulnerabilidade social;

- Potencializar as ações culturais e sociais, sempre pautadas nos anseios da sociedade alagoana;

- Incorporar as ações de extensão aos cursos de graduação da UFAL, a partir da curricularização da extensão;

- Sistematizar e publicizar as ações da PROEX no que diz respeito à: infraestrutura; pessoal; atividades; programas; projetos; cursos; eventos; e demais atividades extensionistas.