Sobre o Programa

Atualmente, o Sistema de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas conta com 49 Programas e 62 cursos, sendo 45 cursos de mestrado e 17 cursos de doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, do Ministério da Educação. Essa oferta abrange as mais diversas áreas do conhecimento.


O esforço contínuo empreendido pela Ufal para aprimorar, expandir e consolidar suas atividades de pesquisa pode ser claramente evidenciado pelo expressivo crescimento do número de pesquisadores engajados e distribuídos como lideranças em 321 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq abrangendo diversas áreas do conhecimento e linhas de interesse. Outra evidência de avanços nas atividades de pesquisa e pós-graduação da Ufal, refere-se à evolução de sua produção científica. Este avanço é percebido quando analisamos a produção anual de artigos publicados em periódicos internacionais indexados na base de dados Scopus/Scival. A produção da Ufal nesta base saltou de cerca de 376 publicações em 2012 para aproximadamente 837 em 2022. Em 2023, em pouco mais de 3 meses já temos 188 publicações, acumulando 6700 publicações que totalizam 30.030 citações destes trabalhos no mesmo período, resultando num índice H institucional de 41, segundo a base de dados Scopus/Scival da Instituição.


No entanto, apesar dos 62 anos da Ufal, as atividades de pesquisa, ensino, extensão e pós-graduação ainda podem ser consideradas em consolidação. O primeiro curso de pós-graduação Stricto sensu da Universidade foi o mestrado em Letras, criado em 1988, seguidos dos cursos de mestrado em Física e Química, iniciados em 1992, a partir dos quais se organizou um crescimento geométrico, com a criação dos demais programas de pós-graduação (PPG’s).


Nesse contexto, insere-se o Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação da UFAL-PEXPG-UFAL. Ele visa aprofundar e intensificar as ações institucionais voltadas para a consolidação das atividades de pesquisa e pós-graduação, tendo como premissa norteadora: qualidade na busca da excelência!