Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação e Pesquisa / Especialização

Cursos de Especialização Lato Sensu

 INFORMAÇÕES GERAIS

Se desejar entender mais sobre Lato Sensu, recomendamos a leitura do artigo "Lato-Sensu - Saiba Mais", publicado no site do Ministério da Educação.

Para saber sobre cursos de especialização ofertados em Alagoas ou em qualquer lugar do Brasil, autorizados pelo MEC e mantidos por outras instituições de ensino superior devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação, recomendamos a consulta ao Portal e-MEC

 

LISTAGEM DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA UFAL POR ANO DE INICIO DO CURSO

Antes de um curso de especialização ser ofertado à comunidade, ele precisa ser aprovado pelo CONSUNI/UFAL. De acordo com a Lei de Acesso à Informação, essas resoluções podem ser consultadas clicando aqui.

Após a publicação desse documento, o projeto do curso será encaminhado para a publicação de edital de seleção dos estudantes. Para realizar o acompanhamento de novos editais, sugerimos consultar o site da COPEVE/UFAL, em concursos. Também lá é possível consultar as seleções anteriores de estudantes para os cursos citados.

Abaixo indicamos os principais dados dos cursos de especialização ministrados pela Ufal nos últimos anos. Tanto das turmas já encerradas como das em andamento. Esses dados estão sendo checados e atualizados periodicamente.

 

PARA OFERTAR UM NOVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Para solicitar a oferta de um curso de especialização, é preciso seguir as orientações da Resolução CES/CNE nº 1, de 08 de junho de 2007. Além desta, também a Resolução CEPE/UFAL nº 20 de 21 de junho de 2004

Ao dar entrada num processo administrativo de curso novo, que deve ser encaminhado para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o/a interessado/a deve apresentar além do requerimento o formulário adequado, cujo download pode ser feito clicando aqui.

 

RECONHECIMENTO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

O reconhecimento de títulos, para fins de progressão do/a servidor/a da Ufal, também envolve a Coordenação de Pós-Graduação (CPG/PROPEP). Ao analisar o documento apresentado pelo/a servidor/a por meio de processo administrativo, esta coordenação verificará se os mesmos correspondem à legislação nacional e local vigentes durante o período de execução do curso em questão.

Período do curso de especialização Resolução
De 08 de junho de 2007 até a presente data  Resolução nº 01/2007 - CNE/CES e outras
De 03 de abril de 2001 a  07 de junho de 2007  Resolução nº 01/2001 - CNE/CES e outras
De 1983  a 02 de abril de 2001

Resolução CFE  nº 05/1983
Resolução CNE/CES nº 02/1996
Resolução CNE/CES nº 03/1999