Você está aqui: Página Inicial / O Estudante / Diário do fera / Gentileza e atenção aos colegas facilitam a vida na Universidade
01/04/2015 07h07 - Atualizado em 01/04/2015 10h14

Gentileza e atenção aos colegas facilitam a vida na Universidade

Nossa segunda participante do Diário do Fera, Maria Eduarda Meireles, já havia entrado anteriormente no curso de Administração da Ufal e desistido, mas agora reinicia a graduação, com um novo fôlego. Em seu primeiro relato, ela retrata como bom humor e espontaneidade nas conversas podem auxiliá-la em sua jornada pelos próximos quatro anos.

Oi, Ufal!

Eu já estive por aqui, você lembra? Estive ocupando o mesmo lugar que estou agora. Porém, é curioso perceber que nada é igual. Os rostos que me acompanham são outros, os professores também mudaram, e principalmente, como eu mudei!!! A menina tímida que passou por aqui rápido e meio a contra gosto, há sete anos, deu lugar a outra, extrovertida, que não se enxerga mais fora daqui.

Parece que finalmente eu me encontrei. Ou será que foi a Administração que me encontrou? Entrei numa turma que foi acolhida por mim e que me acolheu, como se já nos conhecêssemos há muito tempo. Também tivemos sorte com nossos professores, (com exceção o de Português, que ainda não temos), que vestem a camisa da universidade e principalmente, dos seus alunos.

Confesso que ainda não conheci todos os outros blocos, mas não tenho dúvidas de que o de número 14 é um dos mais especiais. As informações circulam com facilidade, os sorrisos se encontram constantemente e os braços se apoiam uns nos outros. É engraçado andar pelos corredores e perceber que a cada rosto diferente, podemos reconhecer a nós mesmos. Porque somos iguais nas inseguranças, nos desejos e esperanças, ao ingressar num mundo totalmente novo.

Acredito que o universitário é um aprendiz do mestre e mais ainda de si mesmo. Entra um amador e sai um profissional. Difícil imaginar quanta mudança a gente ainda há de ter nesses quatro anos que teremos pela frente... E eu, assim como todos vocês que me leem, estou ansiosa por cada uma delas.

Abaixo, vou enumerar algumas dicas, que eu vou chamar carinhosamente de Manual do Calouro:

> Não tenho dúvidas de que a Ufal é o lugar mais quente de Maceió, então, uma boa sombra é sempre bem-vinda. E as árvores do bloco de Serviço Social formam praticamente um oásis a qualquer hora do dia; <3

> Correm boatos, vindos do Ctec, de que o melhor suco de laranja do campus está no bloco de Psicologia! #valeapenaconferir

> O pessoal que atende no DRCA e no NTI é bastante solícito e resolve seu problema sem demora, (os dois setores ficam localizados no prédio da reitoria);

> O almoço do RU é um pedacinho de casa, dentro da universidade! Comidinha de mãe mesmo, sabe? Ps.: Eles ainda não estão fazendo o cadastramento biométrico dos novatos, então, é só levar a matrícula autenticada no DRCA, um documento com foto e a fome! #eurecomendo

> A biblioteca não está lá muito organizada. (Acho que a galera tira o livro da seção e não coloca no mesmo lugar...) Então, quando for procurar um livro, chegue com a disposição de um guerreiro e com a paciência de um monge tibetano...

> Pra quem vai de carro, não vacile ao estacionar num lugar pouco iluminado, ou meio escondido! Já aconteceram alguns casos de roubo/arrombamento, esses dias! Vale a pena ficar ligado!!!

> Dica pra hoje: que tal puxar assunto com algum veterano, para saber o que rola de bom essa semana? :D

> Dica pra sempre: Gentileza é a chave para tudo na vida! Aqui dentro, então, nem se fala! Use sem moderação!

Espero que essa minha passagem aqui no Diário do Fera, seja tão interessante para vocês quanto está sendo para mim.

Daqui a quatro semanas nos encontramos novamente! Até!