Curso de Filosofia promove 1º Seminário Regional do Pibid

Evento acontece no dia 19 e 20 de setembro

15/09/2017 09h05 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

O curso de Filosofia da Ufal convida a comunidade acadêmica para, nos dias 19 e 20 de setembro, participarem do 1º Seminário Regional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desta graduação. O evento traz como tema Os desafios e paradoxos do ensino de Filosofia no contexto da crise econômica.

A programação acontece num contexto de crise econômica internacional além dos cortes dos recursos públicos. Pensando nisso, os organizadores destacam a relevância de debater a articulação de assuntos entre Filosofia e Conjuntura Política, Filosofia e Ensino de Filosofia, Filosofia e Estética.

“O Seminário tem como propósito fortalecer a experiências dos estudantes participantes do Pibid de Filosofia do Nordeste. É necessário aprofundar a compreensão acerca da natureza da educação no contexto da crise econômica que intensifica os ataques contra a educação pública, gratuita e socialmente referenciada”, relata o coordenador do curso, Artur Bispo,.

A conferência de abertura traz o tema Pibid e Filosofia: Os desafios e paradoxos do ensino de Filosofia, ministrada pela doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lúcia de Fátima Santos e, pelo doutor em Aquicultura pela Universidade do Chile, Luciano Amorim.

Já o tema Filosofia e Educação no contexto da crise estrutural do capital, será da mesa-redonda ministrada pelo doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), José Vicente Medeiros e, pelo doutor em Educação pela Unicamp, Walter Matias Lima.

O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, nos auditórios do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e da Biblioteca Central (BC).

Outras informações pelo o e-mail filosofiaufal.coodenacao@gmail.com, pelo contato (82) 3214-1325 ou diretamente na coordenação do curso de Filosofia.