Proteq Jr realiza palestras com convidados do setor produtivo

Atividade foi para alunos da disciplina de Tratamento de Efluentes

31/08/2017 11h33 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Palestrante convidado compartilhou experiência com alunos

Ascom Ufal

A Empresa Júnior de Engenharia Química e Ambiental da Ufal (Proteq Jr) promoveu uma palestra com o objetivo de alinhar a universidade às empresas e melhorar o entrosamento entre o setor produtivo e a academia. A atividade organizada pelo professor Edmundo Accioly foi realizada no dia 24 de agosto, como parte da disciplina de Tratamento de Efluentes do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB).

Representantes do setor do setor produtivo foram convidados a falar sobre suas áreas de atuação visando tanto uma questão técnica quanto econômica da situação atual.  Para iniciar o debate, o primeiro palestrante foi o dono da Qualitec Soluções Ambientais, Alfredo Guilherme, com a proposta de mostrar aos alunos presentes como a descontaminação de lâmpadas de mercúrio é feita pela empresa, as normas seguidas e as licenças necessárias para atuação.

Os estudantes puderam entender como é o trabalho de gerenciamento de resíduos e consultoria ambiental, o que é preciso para a atuação nesta área e comprovar, através da experiência do palestrante, a utilização das normas ambientais vistas em sala de aula.

No momento seguinte, houve as falas complementares da consultora do Sindicato da Indústria de Produtos Cerâmicos, Maura Franco, que atestou os benefícios da utilização do vidro que é descontaminado pela Qualitec na indústria cerâmica, com maior durabilidade e menor taxa de impermeabilidade em telhas. Já o diretor presidente da Cerâmica Capelli, Frederico Gondim, com uma visão mais empresarial, mostrou aos alunos as oportunidades de um negócio que é o ciclo de reutilização e o impacto na economia.

“Por meio desta de palestra e das falas complementares foi possível evidenciar a importância do elo entre universidade e setor privado para trazer frutos à sociedade. Através do relacionamento entre as duas partes, pesquisas podem ser realizadas em conjunto para o desenvolvimento de novas tecnologias que podem impactar a vida na sociedade e o cenário econômico do país”, comentou o professor Accioly.

As palestras aconteceram no Severinão e contaram com a presença de alunos de Química Industrial (IQB) e de Engenharia Química (Ctec).