Estudantes de Comunicação vão representar a Ufal no Intercom Nacional

30/08/2017 13h10 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Estudantes premiados no Intercom em Fortaleza

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

Quatro estudantes de Jornalismo e Relações Públicas irão representar a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na 40ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom), na etapa Nacional. O evento será realizado de 4 a 9 de setembro, na Faculdade Positivo, em Curitiba - Paraná. Os estudantes foram premiados na 19ª edição do Intercom, etapa regional, na categoria Expocom. A cerimônia de premiação ocorreu na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Mesmo diante de muitas dificuldades relatadas, os estudantes de Comunicação da Ufal conseguem melhorar a participação a cada edição do congresso. A jornada de produção de artigos foi intensa durante a prévia do evento, e alcançou recorde de trabalhos aprovados, sendo 30 artigos na categoria Intercom Júnior e outros 12 de pesquisas experimentais na categoria Expocom, totalizando 42 trabalhos.

Wendy Morais é recém-formada em Relações Públicas e foi premiada conquistando o 1º lugar na sua categoria, na modalidade de Projeto de Assessoria de Comunicação Empresariale fala sobre a importância do reconhecimento após anos de dedicação na academia e do potencial dos amigos estudantes. “Foi muito gratificante ver o meu esforço de anos ser reconhecido dessa forma. Foi muito especial ver de perto o potencial que os alunos do curso de comunicação têm”.

Abidias Martins, jornalista, também foi um dos premiados na cerimônia. Com o trabalho intitulado Mulheres em campo: o abandono do futebol feminino na terra da melhor jogadora do mundo, trata de assuntos voltados à oportunidades e preconceitos.

"A série de reportagens que produzi demorou um ano para ficar pronta. Deu muito trabalho. Teve suor, teve cansaço, teve entrega total ao tema escolhido, que envolve questões de gênero, de raça, de classe social, de fatores econômicos e políticos”, explica Abidias.

O profissional celebra sua passagem pela Universidade e declara que dará continuidade a tudo que aprendeu. Ele destaca a importância de debater assuntos como o do tema abordado. “A premiação em Fortaleza mostra o quanto o assunto merece ser discutido. Mais do que ter acertado tecnicamente, fico feliz por ter mostrado a realidade do futebol feminino de Alagoas para o nordeste. Como profissional, dou continuidade a tudo que aprendi na Ufal, berço da minha formação”, frisa o jornalista.

Lucas Thaynan, estudante do 8º de Jornalismo, participou pela segunda vez do Intercom Nordeste e relata sua experiência com satisfação. “Esta foi a segunda vez que participo do Intercom Nordeste, e em cada uma das edições vivencie experiências enriquecedoras e pude conhecer mais do que está sendo pesquisado pelos estudantes e professores de comunicação daqui e de outros estados”.

Esta segunda participação no Intercom teve um sabor especial para Thaynan, além do conhecimento e das novas experiências, trouxe para casa o troféu de campeão na modalidade Agência Júnior de Jornalismo, com o trabalho: Agência Tatu de Jornalismo de Dados. Plataforma que já alcançou outros prêmios locais.

“Este reconhecimento regional nos estimulada a continuar a desenvolver este projeto, e buscar cada vez mais nos aprofundar nesta área do jornalismo, além de servir de incentivo a outros alunos a produzir mais pesquisa dentro dos cursos de comunicação da Universidade”, declara o estudante premiado na modalidade Agência Júnior de Jornalismo de Dados.

Intercom

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção cientifica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade fundada em dezembro de 1977.