Debate sobre movimento estudantil e SUS marca Dia do Estudante

Roda de conversa foi promovida pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HU

11/08/2017 09h18
Estudantes participaram do debate no HU

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Para lembrar o Dia do Estudante, a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (GEP/HUPAA) realizou, nesta quinta-feira (10) uma roda de conversa sobre o movimento estudantil e o Sistema Único de Saúde (SUS). O debate reuniu estudantes de diversas áreas, além de professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e profissionais do HU.

Segundo a superintendente do GEP, a iniciativa foi muito bem recebida pelos estudantes, que participaram da organização, representados pelos centros acadêmicos. “Trabalhamos em discussão permanente com as unidades acadêmicas e o Hospital para realizar essa integração do ensino com a pesquisa”, afirmou Sandra Vasconcelos.

A superintendente do HU, Regina Maria dos Santos, esteve presente no debate e defendeu a importância dos estudantes nas mobilizações em defesa do SUS. “A saúde é intersetorial. Precisamos de múltiplos olhares para fortalecer o serviço público. O estudante é, e sempre foi, a força motriz dos movimentos”, falou. “Não há saúde sem discussão política”, completou o estudante de Nutrição, Luan Gonçalves.

A roda de conversa com o tema O movimento estudantil e o fortalecimento do SUS foi realizada no auditório do HU e contou com atividades de saúde como verificação da pressão arterial, dosagem de glicose e avaliação do peso, além de um café da manhã oferecido pelo Restaurante Universitário.