Semana de Acolhimento 2017 reúne calouros de diversos cursos da Ufal

Estudantes participaram de atividades culturais e falaram sobre suas expectativas para o início do curso

07/07/2017 10h04 - Atualizado em 07/07/2017 às 16h08
Apresentação cultural durante o acolhimento dos calouros

Sara Graziele - estagiária de Jornalismo

Na última quarta-feira (5), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu seus calouros com uma programação de acolhimento diversificada. A recepção para os novos estudantes aconteceu no Centro de Interesse Comunitário (CIC), onde os feras assistiram a apresentações artísticas de voz e violão, poesias, apresentações de pró-reitorias e órgãos de apoio da universidade e á aula magna ministrada pela reitora Valéria Correia com o tema A resistência da universidade pública em tempos de crise. Ainda foi realizada a entrega de premiação do concurso de fotografia estudantil, que tinha como tema Mulher e Empoderamento: Retratos do Gênero, na qual Beatriz Vilela recebeu o prêmio e representou os outros ganhadores que não puderam comparecer.

A calourada reuniu novatos de diversos cursos e possibilitou o contato e troca de experiências entre os alunos, como disse a caloura de direito, Angélica Costa, ao falar que o evento  “É ótimo porque você chega num ambiente estranho onde não conhece ninguém e quando é feito isso dá a oportunidade para a gente se situar. Acho bem legal que haja esse recebimento para que os alunos possam relaxar antes do início das aulas”, explicou.

Os alunos ainda falaram sobre suas expectativas para o início do curso como ressaltou Melissa Calazans, para quem “expectativa é a palavra chave”. Carlos Nogueira, que cursará psicologia, completa: “Esse período do início do ano até agora foi de muita ansiedade e de organização no trabalho e familiar. Esse curso vai me auxiliar muito porque eu já trabalho com educação. Eu espero sinceramente criar novos laços e ampliar meus caminhos aqui dentro”, apontou.

O aluno  Gabriel Carioly, em suas redes sociais, também manifestou sua alegria ao ser recebido pelo evento, dizendo: “Meu primeiro dia foi bastante feliz! Foi bem legal ver a Universidade pública ser um ambiente de humanização. Os calouros foram acolhidos de forma atenciosa e afetuosa pela Reitoria e Pró-Reitorias da Ufal. É gratificante ver que a universidade pública caminha para ser popular, plural e plenamente democrática [...] Que eu me orgulhe mais e mais de fazer parte de um ensino superior do povo! espero que minha trajetória acadêmica seja-feliz e bem sucedida”, escreveu.

Estiveram presentes na solenidade de abertura a reitora Valéria Correia, o vice-reitor, José Vieira, a  pró-reitora de Graduação, Sandra Regina (Prograd), pró-reitora de Extensão (Proex), Joelma de Oliveira, a pró-reitora Estudantil (Proest), Silvana Medeiros, a diretora do DRCA, Rosana Sarita, a diretora da Assessoria de Comunicação, Mércia Pimentel, e a diretora da rede de bibliotecas, Cristiane Cyrino.

Na recepção no CIC, houve ações específicas nas unidades acadêmicas como cadastro de medula óssea e doação de sangue na Fanut, doação de leite para os desabrigados da chuva na biblioteca. As atividades de recepção dos feras continuam hoje em seus respectivos blocos.